código do Google analytics Mestranda da UNIRIO desenvolveu aplicativo para auxiliar punção venosa em crianças — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Mestranda da UNIRIO desenvolveu aplicativo para auxiliar punção venosa em crianças

Mestranda da UNIRIO desenvolveu aplicativo para auxiliar punção venosa em crianças

por Comso publicado 03/10/2019 18h30, última modificação 04/10/2019 13h40

Pensando em ajudar e entreter crianças em tratamento de saúde durante a realização da punção venosa, a enfermeira Viviane Reis desenvolveu um software de realidade virtual. Ela é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologias no Espaço Hospitalar, da UNIRIO, e o projeto acontece em parceria com graduandos do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual de Roraima.

Idealizado por Viviane, sob orientação do professor Luiz Carlos Santiago, o projeto recebeu o nome de Vencture VR. O aplicativo foi desenvolvido para dispositivos Android e iOS e está disponível para download na Play Store e na Apple Store. O produto foi consequência da dissertação intitulada Uma ferramenta em realidade virtual para auxílio da cateterização venosa periférica em criança hospitalizadadefendida por ela no último dia 23 de setembro.

O desenvolvimento do software surgiu da necessidade de oferecer maior conforto no momento da introdução de catéteres nas veias de crianças hospitalizadas - procedimento que causa muito desconforto, estresse e medo, dificultando a técnica de punção. O aplicativo poderá facilitar o trabalho de enfermeiros e reduzir custos com o procedimento. Com o aplicativo, a criança entra em um mundo de fantasia e passa a interagir com uma enfermeira virtual. Além das boas-vindas, a enfermeira “Vivis” explica para a criança os motivos da punção venosa, os equipamentos que serão utilizados e convida a criança para combater as bactérias presentes naquela realidade.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio