código do Google analytics Evento no CCJP irá discutir direitos relacionados à identidade de gênero — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Evento no CCJP irá discutir direitos relacionados à identidade de gênero

Evento no CCJP irá discutir direitos relacionados à identidade de gênero

por Comso publicado 07/06/2018 18h55, última modificação 08/06/2018 17h51
O Núcleo de Estudo e Pesquisa em Lutas Sociais (Nelutas), em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, irá promover um debate nesta sexta-feira (8) sobre questões de direitos relacionadas à identidade de gênero. O evento, intitulado Me chame pelo meu nome, é aberto ao público e acontece no auditório do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas (CCJP), a partir das 18h. Aos estudantes que participarem serão atribuídas 3 horas de atividades complementares.

O debate contará com a participação da defensora pública Lívia Casseres, do Núcleo de Defesa dos Direitos Homoafetivos e Diversidade Sexual, e com a presidenta do conselho LGBT de Niterói, Bruna Benevides. A mediação será feita pela professora Ana Paula Sciammarella (CCJP). Na ocasião, será apresentada a decisão da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4.275, que possibilitou a alteração de gênero sem a realização de procedimento cirúrgico de redesignação de sexo. Também serão apresentados um relato sobre o processo de consulta e deliberação junto à Corte Interamericana sobre este mesmo tema e o impacto das referidas decisões junto à população transgênera. 

O auditório do CCJP tem capacidade para 110 lugares e fica localizado na Rua Voluntários da Pátria, 107, Botafogo.
    • Cartaz evento sobre identidade de gênero

Capes CNPQ Imagem Rede Unirio