código do Google analytics Escola de Administração Pública promove evento sobre inovação — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Escola de Administração Pública promove evento sobre inovação

Escola de Administração Pública promove evento sobre inovação

por Comso publicado 04/09/2019 16h40, última modificação 05/09/2019 15h07

Na manhã desta terça-feira (3/09), a Escola de Graduação em Administração Pública da UNIRIO promoveu o Seminário Inovação e Administração Pública. O evento, que aconteceu no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas (CCJP), teve como objetivo analisar o fenômeno da inovação tecnológica no cotidiano das pessoas e sua repercussão para a Administração Pública.

Durante o evento, o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira, destacou  que ainda  existe um descompasso entre o número de produção científica brasileira e o número de inovações. “Houve um crescimento de produções de  pesquisas e de Programas de Pós-graduação no Brasil nos últimos 15 anos, mas ainda é muito pequeno o número de inovações. Falta comunicação, integração entre o que é produzido pelas Universidades e órgãos de pesquisas e as empresas. Sem falar que o investimento em pesquisa diminuiu consideravelmente”, relatou.

Da mesma opinião, o coordenador de inovação da UNIRIO destacou a importância da colaboração para o desenvolvimento de inovações. “ Inovação depende de gente, se não houver gente, nada se cria. Precisamos conectar essas pessoas. Criar redes de contato entre os pesquisadores da UNIRIO . As universidades ainda são muito compartimentadas. Neste momento, pode haver dentro da própria UNIRIO pessoas discutindo sobre inovação, longe daqui. É preciso haver integração, colaboração e interdisciplinaridade. A dispersão e duplicidade de esforço são enormes. Somos responsáveis por fazer o melhor em nossos centros acadêmicos. Precisamos desburocratizar o processo para incentivar a produção de inovações,  buscar  parcerias e investir em projetos colaborativos”, finalizou.

Também participaram do evento como palestrante o professor José Geraldo P. Barboza (IBGE) e o professor Deis de Castro Halis (UNESA e Universidade de Macau/China ).

Capes CNPQ Imagem Rede Unirio