código do Google analytics Campanha Nacional de Ceratocone será realizada no HUGG no próximo sábado — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Campanha Nacional de Ceratocone será realizada no HUGG no próximo sábado

Campanha Nacional de Ceratocone será realizada no HUGG no próximo sábado

por Comso publicado 07/11/2019 10h36, última modificação 07/11/2019 10h36

No próximo sábado (9), das 9h às 14h30, no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), jovens e adultos, de até 35 anos, conseguirão realizar exames para rastrear a possibilidade de ter o Ceratocone, doença progressiva da córnea na qual ocorre aumento irregular de sua curvatura, podendo, desta maneira, assumir a forma de um cone, acarretando, por sua vez, aparecimento de miopia e elevado grau de astigmatismo.

O surgimento da doença acontece na adolescência e evolui ao longo da vida, por isso existe a necessidade do diagnóstico precoce para o acompanhamento da moléstia que atinge cerca de uma a cada duas mil pessoas.

A iniciativa da campanha é da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), e o HUGG efetuará os atendimentos utilizando-se do recém-adquirido Pentacam, moderno equipamento oftalmológico que permite o mapeamento completo da córnea e o fornecimento de imagem tomográfica do segmento anterior, objetivando o diagnóstico de algumas patologias oculares, como, por exemplo, o Ceratocone.

As avaliações serão feitas por professores, oftalmologistas e residentes da Divisão do Serviço de Oftalmologia do HUGG. Os pacientes deverão trazer RG, CPF e comprovante de residência.

O HUGG localiza-se na Rua Mariz e Barros, 775, Maracanã.

(Informações de Felipe Monteiro, da Assessoria de Comunicação do HUGG)

Capes CNPQ Imagem Rede Unirio