código do Google analytics Minicursos do Arquivo Central ensinam classificação de documentos e preservação de patrimônio documental — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Minicursos do Arquivo Central ensinam classificação de documentos e preservação de patrimônio documental

Minicursos do Arquivo Central ensinam classificação de documentos e preservação de patrimônio documental

por Comso publicado 20/09/2019 18h05, última modificação 23/09/2019 17h20

O Arquivo Central está oferecendo dois minicursos voltados aos servidores da UNIRIO: Classificação de documentos via aplicativos TTDD-Meio e TTDD-Fim IFES e Preservação do Patrimônio Documental da UNIRIO: noções básicas de conservação preventiva de documentosOs cursos  acontecerão no dia 3 de outubro, das 13h30 às 16h30, no Arquivo Central. Estão sendo oferecidas 20 vagas e as inscrições podem ser solicitadas pelo e-mail arquivo.central@unirio.br. 

O Arquivo Central fica localizado dentro do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), na Rua Silva Ramos, 32, Tijuca. Veja abaixo mais detalhes dos conteúdos dos dois minicursos.


Classificação de documentos via aplicativos TTDD-Meio e TTDD-Fim IFES.

Palestrante: Paula Cotrim de Abrantes

Ementa: o minicurso tem por objetivo orientar os servidores da UNIRIO quanto à classificação de documentos que são produzidos por eles diariamente usando para isso uma nova tecnologia digital, os aplicativos TTDD-Meio e TTDD-Fim IFES. A gestão de documentos é fundamental na Arquivologia e, graças à classificação documental, é possível prever o tempo de vida dos documentos e, dessa forma, detalhar o espaço físico que a Instituição precisará reservar para eles. Os apps espelham a tabela de temporalidade meio e fim dos documentos e conseguem fazer busca por código e por palavra-chave, além de possibilitar uma navegação pelo esquema de classificação. Na palestra serão apresentados também alguns conceitos e legislações arquivísticas que serão contextualizados com a classificação documental.


Preservação do Patrimônio Documental da UNIRIO: noções básicas de conservação preventiva de documentos.

Palestrante: Thayane Vam de Berg

Ementa: o minicurso tem por objetivo apresentar os conceitos da área de conservação preventiva, destacando os fatores que influenciam na preservação dos documentos e a sua aplicação dentro do ambiente institucional. Apresentação dos conceitos e princípios envolvidos nas políticas de gestão documental e de preservação de acervos arquivísticos. Planejamento de ações de conservação preventiva e definição de ações de preservação e salvaguarda dos documentos. Assim como indicar procedimentos de conservação e manuseio dos documentos. Destacar a relevância das ações de preservação documental para a história e a memória institucional da UNIRIO.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio