código do Google analytics Minicursos do Arquivo Central ensinam classificação de documentos e preservação de patrimônio documental — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Minicursos do Arquivo Central ensinam classificação de documentos e preservação de patrimônio documental

por Comso publicado 20/09/2019 18h05, última modificação 23/09/2019 17h20

O Arquivo Central está oferecendo dois minicursos voltados aos servidores da UNIRIO: Classificação de documentos via aplicativos TTDD-Meio e TTDD-Fim IFES e Preservação do Patrimônio Documental da UNIRIO: noções básicas de conservação preventiva de documentosOs cursos  acontecerão no dia 3 de outubro, das 13h30 às 16h30, no Arquivo Central. Estão sendo oferecidas 20 vagas e as inscrições podem ser solicitadas pelo e-mail arquivo.central@unirio.br.

O Arquivo Central fica localizado dentro do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), na Rua Silva Ramos, 32, Tijuca. Veja abaixo mais detalhes dos conteúdos dos dois minicursos.

Classificação de documentos via aplicativos TTDD-Meio e TTDD-Fim IFES.

Palestrante: Paula Cotrim de Abrantes

Ementa: o minicurso tem por objetivo orientar os servidores da UNIRIO quanto à classificação de documentos que são produzidos por eles diariamente usando para isso uma nova tecnologia digital, os aplicativos TTDD-Meio e TTDD-Fim IFES. A gestão de documentos é fundamental na Arquivologia e, graças à classificação documental, é possível prever o tempo de vida dos documentos e, dessa forma, detalhar o espaço físico que a Instituição precisará reservar para eles. Os apps espelham a tabela de temporalidade meio e fim dos documentos e conseguem fazer busca por código e por palavra-chave, além de possibilitar uma navegação pelo esquema de classificação. Na palestra serão apresentados também alguns conceitos e legislações arquivísticas que serão contextualizados com a classificação documental.

Preservação do Patrimônio Documental da UNIRIO: noções básicas de conservação preventiva de documentos.

Palestrante: Thayane Vam de Berg

Ementa: o minicurso tem por objetivo apresentar os conceitos da área de conservação preventiva, destacando os fatores que influenciam na preservação dos documentos e a sua aplicação dentro do ambiente institucional. Apresentação dos conceitos e princípios envolvidos nas políticas de gestão documental e de preservação de acervos arquivísticos. Planejamento de ações de conservação preventiva e definição de ações de preservação e salvaguarda dos documentos. Assim como indicar procedimentos de conservação e manuseio dos documentos. Destacar a relevância das ações de preservação documental para a história e a memória institucional da UNIRIO.

Capes CNPQ Imagem Rede Unirio