código do Google analytics ‘Um herói do nosso tempo’ será a próxima atração do Fórum de Psicanálise e Cinema — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / ‘Um herói do nosso tempo’ será a próxima atração do Fórum de Psicanálise e Cinema

‘Um herói do nosso tempo’ será a próxima atração do Fórum de Psicanálise e Cinema

por Comso publicado 28/06/2018 07h40, última modificação 28/06/2018 08h43

O Fórum de Psicanálise e Cinema exibirá o filme Um herói do nosso tempo nesta sexta-feira, dia 29 de junho, às 18h. Após a sessão, que ocorrerá no Auditório Vera Janacopulos, haverá um debate com a participação da professora Ana Lúcia de Castro, idealizadora do Projeto, e com o psicanalista Neilton Silva. A entrada é franca.

 A trama aborda a  jornada epopeica de Salomão, um cristão negro que vive em um campo de refugiados no Sudão e que,  com apenas 9 anos e incentivado pela própria mãe, finge ser judeu e órfão para poder ter melhores chances de vida. Lá, é adotado por uma família sefardita, de origem francesa. Todavia, a adaptação à nova realidade não é fácil, obrigando-o a usar os mais variados recursos para justificar a mentira, inclusive, rompendo com sua identidade africana.

O Auditório Vera Janacopulos localiza-se na Av. Pasteur, 296, Urca. Outras informações pelo e-mail forumpsicinema@gmail.com.

Sobre o Fórum

O Fórum de Psicanálise e Cinema foi criado em 1997 como uma atividade de extensão científica da Associação Psicanalítica Rio 3, pelo então presidente, Waldemar Zusman, e pelo diretor Neilton Dias da Silva. Em 2004, passou a contar com a participação da museóloga e professora da UNIRIO Ana Lúcia de Castro, responsável pela análise cultural dos filmes.

Dois anos depois, a APRIO 3 celebrou parceria com a UNIRIO para, mensalmente, sediar o Fórum de Psicanálise e Cinema. Em agosto de 2011, a APRIO 3 fundiu-se com a Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ), sendo mantida a parceria para sediar o evento. As sessões acontecem sempre na última sexta-feira do mês, exceto em caso de feriados.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio