Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Comso

Sobre a Comso

A Comso atua nas seguintes áreas:

Assessoria de Imprensa e Produção de Conteúdo

A assessoria de Imprensa é uma área estratégica, pois faz a intermediação do relacionamento com os diferentes públicos da instituição, gerenciando o contato com a mídia, por meio de: atendimento às demandas da imprensa, indicação de fontes, elaboração de releases, sugestões de pautas e clipping de notícias (UNIRIO na Mídia).

Já a produção de conteúdo inclui a cobertura jornalística dos eventos e das atividades da UNIRIO, a elaboração de notas institucionais, a divulgação científica dos projetos e dos programas da Universidade e a atualização das notícias do site institucional.

Comunicação Interna

O objetivo dessa área é planejar estrategicamente a comunicação interna, seguindo as diretrizes da missão institucional, com o intuito de aperfeiçoar o fluxo de informação e de contribuir para a motivação do público interno.

Para tal, a Comunicação Interna da UNIRIO cria e mantém canais de comunicação para o público interno, como o informativo Comunica UNIRIO, que é enviado semanalmente para o mailing de servidores e engloba pautas relacionadas à educação, saúde, lazer, esporte, entretenimento, serviços e outros; planeja campanhas educativas e institucionais, em conjunto com outros departamentos administrativos e acadêmicos; e promove ações pontuais de acordo com o calendário de datas comemorativas.

Gestão de Redes Sociais (Twitter e Instagram)

Nas redes sociais, a Comso busca praticar uma comunicação direta e fortalecer o relacionamento com seus públicos de interesse a partir de um canal dinâmico e interativo. Deste modo, publicamos as principais notícias da Universidade, produzimos e divulgamos imagens e mensagens fáticas, criamos interação com outras instituições de ensino superior e republicamos informações de interesse para o meio acadêmico. A unidade gerencia os perfis da UNIRIO no Twitter (@UNIRIO_Oficial), Instagram (@unirio_oficial) e Linkedin (unirio).

Organização de Eventos

Área responsável por padronizar a organização das cerimônias promovidas pelo Gabinete da Reitoria, oferecer apoio aos eventos organizados pelas demais unidades da UNIRIO e consolidar a imagem e a identidade da instituição. Conta com o Manual de Cerimonial de Eventos Oficiais da UNIRIO, que agrupa diferentes informações sobre planejamento e execução de cerimônias de caráter universitário.

Tradução e interpretação da língua de sinais

A UNIRIO conta com uma equipe de tradutores intérpretes da Língua Brasileira de Sinais, que atuam prioritariamente no acompanhamento de alunos surdos em sala de aula e atividades acadêmicas em geral. Atuam também, conforme demanda, na interpretação de eventos que tenham a presença de pessoas surdas ou sobre tema relacionado à acessibilidade; na tradução de conteúdos de interesse da sociedade; e na mediação de processos seletivos em que tenham participantes surdos.

Saiba mais na página UNIRIO em Libras.

Relatórios de Atividades

Confira as atividades realizadas pela Comso nos relatórios anuais.