Você está aqui: Página Inicial / arquivos / Pesquisa / Pesquisas Docentes

Pesquisas Docentes

- Gestão e Educação em Tempo Integral no Brasil e em Portugal: aproximações e distanciamentos (projeto contemplado no Edital FAPERJ Nº 04/2018)

Coordenadora: Elisangela da Silva Bernado

E-mail para contato efelisberto@yahoo.com.br

 

- Projeto CACE (Comunicação, Audiovisual, Cultura e Educação)

Grupo que tem como objetivo estudar as relações entre a comunicação, o audiovisual e a educação em diferentes projetos. Atualmente existem dois projetos atrelados ao grupo dentro do qual os alunos de iniciação cientifica, mestrado e doutorado se vinculam. São eles: O Cinema e as Narrativas na Era da Convergência e A Visualidade da Cultura e a Educação: Estudos sobre os Modos de Viver/Produzir/Aprender com a Imagem na Contemporaneidade.

Coordenadora: Adriana Hoffmann Fernandes

E-mail para contato: hoffadri58@gmail.com

Site com material do grupo: http://caceunirio.wixsite.com/cace

Endereço do grupo no facebook: https://web.facebook.com/caceunirio/

 

- Implicações dos exames em larga escala para as práticas pedagógicas das escolas

Configura-se como uma pesquisa bibliográfica de trabalhos e pesquisas já publicados pela temática das políticas de avaliação no Brasil no período de 2005 até 2015/17, com ênfase nos testes de larga escala, para analisar os resultados apresentados pelos pesquisadores acerca das possíveis repercussões dos exames de larga escala para as práticas pedagógicas cotidianas das escolas.

Coordenadora: Claudia Fernandes

E-mail para contato: clof52.cf@gmail.com

 

- Da apostila ao holograma: O processo de ensino aprendizagem no modelo CEDERJ

 Partiu-se da necessidade de compreensão mais aprofundada dos processos de ensino-aprendizagem desenvolvidas pelo curso de Pedagogia a Distância, da UNIRIO, vinculado ao modelo CEDERJ. Percebemos, na pesquisa anterior que, no mesmo, há uma estagnação dos professores, pois a rigidez na aplicação das regras do consórcio, bem como o fraco investimento na renovação das tecnologias que sustentam o curso, faz com que a desmotivação se alastre entre eles, e contagie os alunos. Faremos uma pesquisa qualitativa para aprofundar essas conclusões iniciais.

Coordenador: Leonardo Villela de Castro

E-mail para contato: gepeadunirio@gmail.com

 

- Corpo, Arte e Natureza: Metodologia de Formação de Professores

O objetivo dessa pesquisa que possui dupla dimensão - pesquisa e extensão - é investigar metodologias de formação de professores ancoradas no campo das artes, da educação estética, da corporeidade o nos estudos da infância.

Coordenadora: Adrianne Ogêda Guedes

E-mail para Contato: adrianne.ogeda@gmail.com

 

- Práticas de Leitura e Escrita, Grupo Cultural para Jovens e Adultos: Extensão da Escola de Educação e da Fábrica de Cuidado

 Esse projeto tem como objetivo central trabalhar o tripé expressão escrita, desenvolvimento da leitura e da oralidade com jovens e adultos, tendo com público privilegiado os terceirizados que trabalham na UNIRIO, aberto também a interessados da comunidade.

Coordenadora: Adrianne Ogêda Guedes

E-mail para Contato: adrianne.ogeda@gmail.com

 

- As Relações Interescolares e as Atuais Políticas Educacionais no Município do Rio de Janeiro

 A pesquisa propõe uma análise sobre a atual proposta de reestruturação das unidades escolares da rede municipal do Rio de Janeiro que envolve mudanças na oferta educacional com vistas à implementação do turno integral (turno único).

Coordenadora: Ana Cristina Prado de Oliveira

E-mail para contato: ana.oliveira@unirio.br

 

- Contações de histórias, rodas e encontros com a leitura literária: das tradições à virtualidade

O projeto de pesquisa tem como objetivo principal investigar alguns modos de ser leitor e tecer a leitura produzindo sentidos, forjados, sobretudo, pelos estudantes universitários do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNIRIO, resultante de seus modos de recepção, apropriação e interação com gêneros literários diversos.

Coordenadora: Marcela Afonso Fernandez

E-mail para contato: mar.afonsofernandez@gmail.com

 

- Projeto de extensão: Ler e Compartilhar: práticas de formação solidária

Esse projeto de extensão se propõe a contribuir para uma ressignificação e redimensionamento dos modos de ser leitor e apropriar-se da literatura por meio da realização de círculos de leitura. Essa prática de formação solidária possibilita ao leitor participante tecer uma experiência de leitura baseada no texto literário, na partilha de sentidos em grupo e aberta a múltiplos olhares e vozes.

Coordenadora: Marcela Afonso Fernandez

E-mail para contato: lercompartilhar@gmail.com

 

- A escolarização católica no Rio de Janeiro nas duas primeiras décadas da república: Estudo e reconstituição histórica de instituições escolares católicas no Estado do Rio de Janeiro entre 1880 e 1920 com ênfase nas duas primeiras décadas da república.

Coordenador: Marco Aurélio Corrêa Martins

E-mail para contato: gpmarcoaurelio@gmail.com

 

- Crianças na UNIRIO: A existência de crianças no campus universitário requer atenção à legislação que pressupõe a proteção da criança e a responsabilidade do Estado e da Sociedade. Quem cuida das crianças na Universidade?

Coordenadores: Carla Sartor e Marco Aurélio Corrêa Martins

E-mail para contato: criancasunirio@gmail.com

 

-  Gabinete de Pesquisa em Desenvolvimento Curricular: estudo de planejamentos de ensino em escolas em ciclos

Estudo, apoiado pelo Edital Cientistas do Nosso Estado (FAPERJ, 2020),  das formas de organização do trabalho pedagógico que privilegiem a dialogicidade ente docentes, discentes, experiências de vida e conhecimentos escolares. Para isso, e tomando como contexto da pesquisa escolas organizadas em ciclos (total ou parcialmente), propõem-se focar a organização do trabalho pedagógico do professor em metodologias de planejamentos escolares, em especial, planejamentos de ensino, buscando:  (1) identificar formas de planejamento de ensino que possam privilegiar o diálogo entre experiências e conhecimentos escolares; (2) compreender como estes planejamentos podem contribuir com práticas de integração curricular; (3) analisar as articulações entre as diferentes culturas e os conhecimentos escolares, que possibilitem o diálogo intercultural por meio das atividades propostas nas escolas. Trata-se de um estudo orientado pela dialética-hermenêutica que envolve a observação participante, a análise documental e o aprofundamento teórico sobre práticas de organização do trabalho docente em escolas organizadas em ciclos.

 Coordenadora: Andréa Rosana Fetzner

E-mail para contato: andrea.fetzner@unirio.br

 

- As transformações da família na sociedade contemporânea

A proposta do projeto de pesquisa é analisar as diversas transformações que a família vem sofrendo na sociedade contemporânea. Na tentativa de problematizar e desnaturalizar uma série de concepções há muito enraizadas, estuda-se como se deu a construção deste modelo de família, como ela foi tocada de forma incisiva pelas práticas disciplinares e quais os seus destinos na atualidade.

Coordenador: Ricardo Salztrager

E-mail para contato: ricosalz@uol.com.br

 

- Enredando saberes, impasses da prática

O Programa “Enredando saberes, impasses da prática”, inspirado no projeto de mesmo nome, busca trabalhar o mal-estar dos profissionais, especialmente docentes e profissionais de saúde, traduzido em uma insatisfação com a prática, que pode ter como efeitos o adoecimento e/ou o abandono da profissão.

Coordenadoras: Lucia Maria de Freitas Perez | Colaboradora: Rita Manso

E-mail para contato: luciafreitasperez@gmail.com

 

 - Em nome do sujeito: encontros de psicanálise, educação, literatura e artes

O projeto, um dos braços do Programa “Enredando, saberes, impasses da prática” e vinculado aos núcleos de pesquisa “O que pode a psicanálise oferecer à educação” e “Violência, Pulsão e Gozo: o ódio ao feminino”, liderados pela Prof. Dra. Rita Manso, propõe-se a promover encontros periódicos, buscando um diálogo entre as mais diversas formas de arte e literatura com a psicanálise e a educação e, em sua nova versão, abre-se, ainda mais, a comunidade externa pelo convênio estabelecido com a Vara de Execução de Medidas Socioeducativas do Rio de Janeiro – Comarca da Capital, que encontrou em sua filosofia e ações possibilidades de um embasamento consistente do trabalho desenvolvido com os menores em conflito com a lei e que respondem a penas em regime aberto.

Coordenadoras: Lucia Maria de Freitas Perez e Andréa Martello

E-mail para contato: luciafreitasperez@gmail.com e deamartello@gmail.com

 

- A circulação de ideias anarquistas no Brasil Republicano: a formação teórica de ativistas libertários, suas reflexões e práticas no campo educacional

Objetiva estudar a circulação transnacional de discurso anarquista no Brasil; compreender a ação de ativistas anarquistas na disseminação desses discursos e conteúdos na criação de escolar e atividades educacionais entre Europa-Brasil; América-Brasil; Rio de Janeiro-São Paulo, e outros estados brasileiros.

Coordenador: José Damiro de Moraes

E-mail para contato: jose.moraes@unirio.br

 

- Os projetos pro-jovem e aprendiz legal e sua representatividade no contexto atual: formação ou exploração do trabalho infanto-juvenil

Tem como objetivo geral analisar o panorama atual das discussões sobre a concepção, implementação e desafios dos Projetos Pró-Jovem e Aprendiz Legal. Com pesquisas sobre as últimas reformas legislativas, constitucional e infraconstitucional acerca da educação do trabalhador, no sentido de questionar em que medida estes projetos formam os estudantes participantes, como veiculado nos discursos oficiais do governo e das empresas, ou se estes projetos apenas funcionam como uma forma sutil, porque conta com amparo legal, de exploração do trabalho infanto-juvenil.

Coordenador: Dalton José Alves (Orientador)

E-mail para contato: dalton.alves@unirio.br

 

- Filosofia na sala de aula

O objetivo geral é fornecer aportes teóricos que ampliem a compreensão crítica sobre temas e questões relacionados aos tempos atuais, tendo em vista a ação filosófico-pedagógica em sala de aula. Este projeto tem uma ação interdisciplinar de filosofia e pedagogia, que muito tem enriquecido o debate e o aproveitamento dos professores envolvidos e dos alunos bolsistas ou voluntários vinculados ao projeto gerando pesquisas de monografia, dissertação de mestrado, artigos e apresentação de trabalhos em eventos, bem como a participação de membros externos à UNIRIO, professores/as de filosofia do ensino médio, ex-alunos etc.

Coordenador(es): Prof. Dalton José Alves (Pedagogia), Prof. Marcelo Senna Guimarães (Filosofia), Profª. Valéria Cristina Lopes Wilke (Filosofia), Prof. Samir Haddad (Filosofia).Voluntários: Profª. Erondina Santos de Araújo, Prof. Jacira de Assis Souza, Prof. Mariana Maia Moreira, Prof. Robert Lee Segal, Pedagogo Wesley Augusto Brust.

E-mail para contato: ensinomedio.filosofia@gmail.com

 

- Como a escola pública de nível básico educa o trabalhador: a contribuição da filosofia como matéria de ensino

Busca-se reunir elementos a derivar numa reflexão sobre a possibilidade de desenvolver-se uma educação na perspectiva da emancipação humana pela escola mesmo numa sociedade dominada e regida sob a lógica do Capital.

Coordenador: Dalton José Alves (Orientador)

E-mail para contato: dalton.alves@unirio.br

 

- História da Educação: perspectivas do século XX

O projeto de pesquisa tem como centralidade a importância do conhecimento do passado da Educação para desenvolver a memória, construir a identidade docente proporcionando o aprofundamento de várias visões pedagógicas e conceitos construídos durante o século XX. Entendemos que a História da Educação tem em sua essência a trama entre teoria e prática ao conectar as novas gerações às experiências teórico-práticas do passado. A base conceitual do projeto está fundamentada no conceito de História do Tempo Presente, campo de pesquisas originário dos impactos da Segunda Guerra Mundial.

Coordenadora: Jane Santos da Silva

E-mail para contato: jane.silva@unirio.br

« Abril 2024 »
month-4
Se Te Qu Qu Se Sa Do
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5