Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / ATENÇÃO! PRÓXIMO PERÍODO DE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA DO MEC PARA ESTUDANTES INDÍGENAS E QUILOMBOLAS!

ATENÇÃO! PRÓXIMO PERÍODO DE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA DO MEC PARA ESTUDANTES INDÍGENAS E QUILOMBOLAS!

De acordo com o Ofício-Circular nº 29/2016/CGRE/DIPES/SESU/SESU-MEC, informamos que no período de 01/03/2017 a 28/04/2017 estão abertas as inscrições para o Programa Bolsa Permanência (PBP) do MEC SOMENTE para estudantes indígenas e quilombolas.

Em linhas gerais, o Programa de Bolsa Permanência – PBP é uma ação do Governo Federal de concessão de auxílio financeiro a estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para estudantes indígenas e quilombolas. O recurso é pago diretamente ao estudante de graduação por meio de um cartão de benefício.

PORÉM, desde o mês de maio de 2016 as inscrições gerais foram suspensas, mantendo apenas as inscrições para estudantes indígenas e quilombolas, com período determinado para solicitações.

Estudantes quilombolas e indígenas  poderão se inscrever, independentemente da carga horária dos cursos em que estiverem matriculados e da renda familiar, conforme estabelecido na Portaria MEC nº 389, de 9 de maio de 2013.

O valor atualmente praticado da bolsa em geral é de R$ 400,00. No entanto, de acordo com o “Manual de Gestão do Programa”, para os estudantes indígenas e quilombolas, será garantido um valor diferenciado, igual a pelo menos o dobro da bolsa paga aos demais estudantes, em razão de suas especificidades com relação à organização social de suas comunidades, condição geográfica, costumes, línguas, crenças e tradições, amparadas pela Constituição Federal.

O estudante que atender a todos os requisitos para inserção no referido Programa terá sua inscrição validada e receberá cartão a ser emitido pelo MEC. A agência para recebimento é definida no momento da inscrição.

Na UNIRIO, a Bolsa Permanência do MEC não poderá ser acumulada com a Bolsa de Incentivo Acadêmico.

Poderá ser recebida com apenas um dos auxílios da PRAE [auxílio moradia ou alimentação].

PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO

1. No período de 01/03/2017 a 28/04/2017 o/a aluno/a deverá acessar o site http://permanencia.mec.gov.br/, no link SISTEMA PBP e fazer o cadastramento no Sistema de Gerenciamento de Bolsas por meio do preenchimento dos dados do questionário do perfil socioeconômico e cultural na plataforma.
  2. Imprimir o Termo de Compromisso a ser assinado, impresso e entregue junto com o seguinte formulário e com a documentação listada [clique aqui].
  3. Entregar a documentação, juntamente com o formulário devidamente preenchido e o Termo de Compromisso no NAP/PRAE às quartas OU sextas, das 9 às 15h.

** Documentação necessária **

a)    Comprovante de matrícula ativa em curso de graduação presencial da UNIRIO: histórico acadêmico; ou comprovante de inscrição em disciplinas; ou declaração de matrícula emitido pelo Portal do Aluno; ou emitido pela secretaria da escola a qual está vinculado/a;

b)    Cópia do RG e CPF do/a estudante requisitante;

c)    Auto declaração do/ estudante;

d)    Declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos 3 (três) lideranças reconhecidas;

e)    SE FOR INDÍGENA: Declaração da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) que o estudante indígena reside em comunidade indígena ou comprovante de residência em comunidade indígena;

f)     SE FOR QUILOMBOLA: Declaração da Fundação Cultural Palmares que o estudante quilombola reside em comunidade remanescente de quilombo ou comprovante de residência em comunidade quilombola;

g)    Termo de compromisso devidamente assinado.

Mais informações sobre o PBP podem ser esclarecidas no portal http://permanencia.mec.gov.br
Caso preferir, o contato também poderá ser feito pela Central de Atendimento do MEC no telefone 0800 61 61 61.

Dúvidas sobre a solicitação através da UNIRIO: servicosocial.prae@unirio.br ou pelo telefone (21)2542-7589