Você está aqui: Página Inicial / PROGEPE lança Trilha de Desenvolvimento para Gestores

PROGEPE lança Trilha de Desenvolvimento para Gestores

por Graziella Felix última modificação 27/04/2022 10h29

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), por meio do Setor de Formação Permanente (SFP), abre inscrições para o Módulo 1 - Gestão e Liderança da primeira Trilha de Desenvolvimento voltada especialmente para servidores docentes e técnico-administrativos, que atuam como gestores em quaisquer níveis hierárquicos. Assim, o público-alvo dessa Trilha são todos os Gestores da UNIRIO que exercem Cargo de Direção, Função Gratificada e de Coordenação de Curso, bem como seus respectivos substitutos.

A Trilha de Desenvolvimento de Gestores é formada por sete módulos: Gestão e Liderança; Inteligência Emocional e Comunicação Não Violenta; Negociação, Gestão de Conflitos e Gestão de Desempenho; Análise e Melhoria de Processos; Gestão por Competências e Desenvolvimento de Equipes; Comunicação Assertiva e Feedback; e Conhecendo a PROGEPE.  Os módulos têm cargas horárias distintas e serão oferecidos em sequência no decorrer deste ano.

Essa trilha é composta por sete módulos, que funcionam como mini-cursos independentes, mas que estão interligados entre si. Por isso, é desejável que os participantes façam, se possível for, todos os módulos referentes a essa trilha, que acontecerá no campus da Urca.

Além da Trilha de Desenvolvimento de Gestores, que já está com inscrições abertas para o Módulo 1 - Gestão e Liderança, serão lançadas também, ainda neste ano, a Trilha de Desenvolvimento para Docentes; a Trilha de Desenvolvimento Orçamentária; a Trilha de Desenvolvimento/Aprendizagem de Documentos e Processos; e a Trilha de Formação Continuada para Servidores e Iniciação ao Serviço Público, sendo esta última voltada, prioritariamente, para servidores (docentes e técnico-administrativos) em estágio probatório.

As inscrições com informações detalhadas sobre cada um dos módulos (conteúdo programático, instrutor, carga horária, local e horário de realização do curso etc.), que compõem as Trilhas apresentadas aqui serão amplamente divulgadas nos sites da Unirio, da PROGEPE, pelo e-mail institucional e pelos demais canais de comunicação da universidade.

É importante destacar que todas as trilhas de desenvolvimento/aprendizagem elaboradas pelo SFP, neste ano, estão em consonância com as ações de capacitação e aperfeiçoamento previstas no Plano de Desenvolvimento de Pessoas - PDP 2022 e alinhadas com os objetivos estratégicos do PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional da UNIRIO (2022-2026).

As ações de capacitação, aperfeiçoamento e qualificação, que compõem o PDP 2022 foram extraídas do Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento (LND) realizado em 2021, onde os gestores da UNIRIO indicaram as ações prioritárias (afastamentos para mestrado, doutorado, pós-doc; licença para capacitação; participações em seminários, congressos, treinamentos presenciais ou à distância, cursos internos ou externos com possibilidade de custeio, dependendo da disponibilidade orçamentária) para os servidores de suas respectivas equipes, a fim de desenvolver as competências individuais e profissionais essenciais para atingir os objetivos institucionais.

Inscrições abertas para Gestão e Liderança

Aproveite essa oportunidade: converse com a sua chefia imediata, e inscreva-se no curso presencial Gestão e Liderança, voltado especificamente para os servidores (docentes e técnico-administrativos) em cargos de gestão e seus respectivos substitutos. Esse curso, com início no dia 10 de maio, terá carga horária total de 24 horas (serão 6 encontros de 4h, que acontecerão sempre às terças-feiras pela manhã).

Módulo 1 – Gestão e Liderança

Instrutor: Marcus Brauer, prof. do CCJP

Datas do curso: 10/05, 17/05, 24/05, 31/05 07/06 e 14/06

Horário: das 8h30min às 12h30min

Local: Prédio da Escola de Nutrição 4º andar – sala 12 - campus da Urca

Para mais informações sobre o objetivo, conteúdo programático, bibliografia, leia o Plano de Curso e faça logo a sua inscrição, acessando o link https://forms.gle/96p7ezaXJrgGgKvt9

Importante: as inscrições estarão abertas até o dia 7 de maio ou até o preenchimento das 40 vagas disponíveis para este curso.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail do Setor de Formação Permanente progepe.sfp@unirio.br.