Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / PDTIC 2012-2013

PDTIC 2012-2013

PDTIC - Anexo 5

Plano de Metas 2011-2012 para a EGTI

PDF document icon PDTIC-anexo5-FormSus-PlanoMetas-31-05-2011.pdf — PDF document, 60 kB (62178 bytes)

PDTIC - Anexo 4

Autodiagnóstico 2010 da UNIRIO para a EGTI 2011-2012

PDF document icon PDTIC-anexo4-SISP-Autodiagnostico-2010-29Abr2011.pdf — PDF document, 72 kB (74739 bytes)

PDTIC - Anexo 3

Informação Nº 072/2011 – DTIC, sobre Solicitação de Auditoria CGU nº 20118969/0009

PDF document icon PDTIC-anexo3-InformacaoDTIC-AUDIN.pdf — PDF document, 479 kB (491014 bytes)

PDTIC - Anexo 2

Regulamento do CTIC

PDF document icon PDTIC-anexo2-CTIC-UNIRIO-Regulamento.pdf — PDF document, 66 kB (67982 bytes)

PDTIC - Anexo 1

Portarias de criação e designação do CTIC

PDF document icon PDTIC-anexo1-Portarias-CTIC.pdf — PDF document, 1025 kB (1050418 bytes)

PDTIC 2012-2013

PDF document icon PDTIC_UNIRIO_v1.0.pdf — PDF document, 648 kB (663834 bytes)

Texto de apresentação do PDTIC ao CONSUNI, em março de 2012

 

O CTIC foi criado e designado através de Portarias da Reitoria da UNIRIO. Foi instalado em reunião no dia 31 de janeiro de 2011, com a missão de elaborar, no decorrer do ano de 2011, as propostas do Regulamento do CTIC e do Plano Diretor de Tecnologia de Informação e Comunicação (PDTIC) da UNIRIO.

O PDTIC 2012-2013 é o primeiro plano estratégico da UNIRIO na área de TIC. Mais do que cumprir uma exigência externa do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática do Setor Público Federal (SISP) regulada pela sua Estratégia Geral de Tecnologia de Informação (EGTI), este plano tem o propósito de atender a uma demanda interna de planejamento e gestão dos recursos de TIC, em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) de pouca tradição na área tecnológica. Assim, o objetivo deste PDTIC é iniciar uma prática de gestão racional dos recursos de TIC na UNIRIO, alinhada à sua estratégia institucional, visando à eficácia, efetividade e eficiência nos gastos com investimentos e custeio nesta área vital para qualquer organização moderna.

A elaboração do PDTIC seguiu as orientações do Guia do Processo de Elaboração de Plano Diretor de Tecnologia de Informação (PDTI) do SISP e o seu conteúdo baseia-se no Modelo de Referência de PDTI do SISP – versão 1.0. O processo de elaboração do PDTIC serviu como estudo de caso para um trabalho acadêmico de dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Informática da UNIRIO, intitulado “Formulação do Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação em Instituições Federais de Ensino Superior através de Pesquisa-Ação”. O processo resultou de 27 reuniões presenciais do CTIC, de janeiro a dezembro de 2011, acompanhadas de registros virtuais das deliberações através desta página.

Os trabalhos de elaboração do PDTIC ocorreram em paralelo com a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional 2012-2016 da UNIRIO, ambos sob a coordenação da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), fato que assegurou naturalmente o alinhamento estratégico entre os dois planos. Assim, o PDTIC possui abrangência institucional, tendo as suas metas e ações uma forte característica de transversalidade em relação aos objetivos institucionais e iniciativas estratégicas previstas no PDI.

O prazo de vigência de dois anos do PDTIC segue a orientação da EGTI do SISP e atende ao planejamento bienal de metas e ações específicas das unidades organizacionais decorrente do PDI da UNIRIO, estando prevista uma revisão anual do PDTIC, também a cargo do CTIC.

A UNIRIO acredita no planejamento estratégico, em geral, e no planejamento estratégico de TIC, em especial, pela importância da TIC para o desenvolvimento institucional. No atual estágio de governança corporativa da UNIRIO, é crucial o papel da TIC no alcance dos objetivos estratégicos institucionais, assim como a modelagem dos processos organizacionais que precede as soluções tecnológicas.

Desta forma, a Instituição tem acompanhado e participado intensivamente, através da DTIC e do CTIC, da evolução das diretrizes e orientações dos órgãos superiores no âmbito do SISP, em especial a EGTI. A UNIRIO considera essa evolução um caminho sem volta, que servirá de modelo para outros setores da Administração Pública Federal.

Outrossim, existe na Instituição a compreensão de que o planejamento é apenas o início do processo de desenvolvimento institucional. De fato, o grande desafio é administrar a execução e o acompanhamento contínuo do plano estratégico, de modo a aperfeiçoar o processo como um todo, a exemplo do gerenciamento por diretrizes.

Assim, este documento pioneiro na Instituição, mais do que o cumprimento de exigências legais, inaugura uma nova era de gestão de tecnologia na UNIRIO.