FALE SOBRE MIM TEATRO E AUTOFICÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA
Discente: Luiza Rangel Cordeiro Resumo:
Estes escritos reúnem as principais reflexões geradas durante o processo de criação do espetáculo Fale sobre mim. É importante ressaltar que trata-se de uma pesquisa prático-teórica que teve como dispositivo indexador o trabalho com material autobiográfico de seis alunos de uma escola pública da Zona Oeste do Rio de Janeiro e sua professora de Artes Cênicas, Luiza Rangel – que aqui escreve. A pesquisa se debruça sobre as práticas do teatro contemporâneo com foco específico no uso das narrativas de si como construção imagética e textual, tendo o teatro documentário e autoficção como categorias estéticas inspiradoras. A dramaturgia que resultou desta pesquisa está estruturada em dois atos. Em 14 de dezembro de 2019, o espetáculo Fale sobre mim foi apresentado no Palcão da UNIRIO e reuniu na plateia: os funcionários da escola em questão, a família dos alunos e alunas envolvidas, professores e alunos da UNIRIO, além de público espontâneo. Compartilhamos aqui as principais indagações, questões, aventuras que nos atravessaram neste processo artístico-pedagógico que investiga uma cena capaz de deslocar padrões estabelecidos e oxigenar modos de agir no palco e no mundo. Há um posicionamento assumidamente decolonial, que busca valorizar os saberes e a potência artística dos alunos, alunas e professores de escola pública – sujeitos frequentemente excluídos da cena social e política do país e com pouquíssima representatividade nas narrativas hegemônicas. Acredita-se, por fim, que esta pesquisa seja um ensaio revolucionário, um movimento de resistência que se soma a tantos outros no panorama artístico e educacional do Brasil.
dissertação luiza rangel.pdf
—
Documento PDF,
6.02 MB (6312121 bytes)