Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Dissertações defendidas em 2019 / O TEATRO E O BARAPERSPECTIVISMO: Projeto de Prática Pedagógica “O Encontro”

O TEATRO E O BARAPERSPECTIVISMO: Projeto de Prática Pedagógica “O Encontro”

Discente: Wellington Nonato Borges Sobrinho Resumo: Este texto apresenta uma proposta pedagógica dentro da pedagogia teatral que busca trabalhar de forma a consolidar conceitos da cultura Afro-Yorubana por meio do corpo. O Baraperspectivismo é o arcabouço filosófico que transpomos para a prática pedagógica teatral em associação com conceitos como o Pré-texto, trazido pela Beatriz Cabral (2006), e a estrutura didática do Manual de Criatividades, apresentada por Milet e Dourado(1998). Foi realizado um experimento com alunos do ensino médio do Instituto Federal Fluminense no dia 29 de novembro de 2018. Nesse experimento os corpos despertaram os conceitos apresentados de forma consistente e as falas que seguiram a avaliação mostraram a potencia que há em cada corpo em seu fazer-se entender. Um possível caminho de trabalho é apontado e o corpo se torna campo principal para as elaborações epistemológicas a partir de um experimento de prática pedagógica em teatro.

PDF document icon MESTRADO WNBS - ARQUIVO FINAL.pdf — Documento PDF, 1.68 MB (1766537 bytes)