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A FORMAÇÃO PERMANENTE DO ARTISTA-DOCENTE

RESUMO Esta pesquisa, de cunho qualitativo e etnográfico, enfatiza a necessidade de voltarmos a atenção para a formação permanente do artista-docente, aqui entendido como agente transformador do ensino do Teatro no contexto escolar. Portanto, problematiza, por meio de um traçado historiográfico –de Anchieta à contemporaneidade-, a maneira como o teatro é inserido e encarado na educação escolar, sempre atenta à voz de professores e especialistas da área da educação e do teatro. O estatuto do professor também é discutido, por um viés conceitual, a fim de ampliar os estudos sobre a identidade do professor de Teatro que atua hoje em dia na educação básica. Consubstanciada por referências teórico-documentais e respaldada na escuta de professores e profissionais responsáveis por projetos de formação continuada voltados para o professor de Teatro, a dissertação investiga e sugere caminhos para a formação permanente do artista-docente de Teatro. Por fim, com base nestes estudos e análises, evidencia a importância de ações que privilegiem a prática artística (fazer, fruir, refletir e pesquisar) no processo formativo permanente deste profissional. Palavras-chave: ensino do Teatro, formação permanente, artista-docente.