Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Dissertações Defendidas em 2016 / TEATRO OPRIMIDO COM ADOLESCENTES: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

TEATRO OPRIMIDO COM ADOLESCENTES: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Discente: ANILIA FRANCISCA MERCIO DA SILVEIRA

Resumo:

A pesquisa tem como objeto de análise o trabalho prático com adolescentes de turmas de uma escola pública de segundo segmento, no qual, usando técnicas do Teatro do Oprimido - método desenvolvido por Augusto Boal - a professora/pesquisadora investigou como as novas tecnologias podem auxiliar na composição da cena e criação dramatúrgica, como se deu o envolvimento dos alunos na proposta e o papel do teatro frente a uma geração tecnológica. O trabalho tem o formato de memorial analítico, com contextualização da época, local e participantes do processo.

 

Palavras-chave: educação e tecnologia; Teatro do Oprimido; Adolescentes; memorial analítico; escola pública;ensino do teatro; novas tecnologias

 

Abstract:

The purpose of this study is to analyze the practical work involving teenagers at a public school, making use of the oppressed theatre techniques - which are a method developed by Augusto Boal - the teacher/researcher has investigated how new technologies can help to compose not only the scene, but also the dramaturgical creation. Besides this, the involvement os students in the proposal, and the role of the theater in the context of a technological generation, were also examinated as well. The work has an analytical memorial format, with the contextualization of the time, place and the participants in the whole process.

 

Keywords: education and technology; opressed theatre ;teens; analytic memorial