Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Dissertações Defendidas em 2016 / PERCURSOS FORMATIVOS E PRÁTICA DE ENSINO: OS DESAFIOS DO ENSINO DO TEATRO NA ESCOLA

PERCURSOS FORMATIVOS E PRÁTICA DE ENSINO: OS DESAFIOS DO ENSINO DO TEATRO NA ESCOLA

Discente: MANUELA BATISTA NOGUEIRA

Resumo:
A dissertação investiga os conteúdos de aprendizagens do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). O presente estudo busca analisar a trajetória formativa dos egressos destes cursos no intuito de verificar a relação entre a formação e a realidade da prática docente em sala de aula, em específico, da educação básica pública. Nessa perspectiva, a escola é problematizada com o objetivo de esclarecer os mecanismos institucionais que cerceiam a capacidade corporal e intelectual do aluno, prejudicando o processo de ensino e aprendizagem em Teatro. A primeira parte do texto dedica-se a contextualizar historicamente a implantação do Curso de Licenciatura em Teatro da UNIRIO, bem como, esclarecer os pressupostos pedagógicos do Curso. A segunda parte da dissertação traz uma análise de entrevistas de professores formados pelo curso mencionado, bem como, a fala de um egresso do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Estácio de Sá, a título de exemplo, a fim de compreender a relevância do aprendizado adquirido em relação à realidade da prática docente em sala de aula. A terceira parte do estudo discute os dispositivos disciplinares de Foucault presentes na escola. Por fim, a pesquisa propõe refletir os desafios contemporâneos da educação diante uma instituição que se afasta da realidade da vida, que não produz sentido e prazer pelo aprendizado.

Palavras-chave: Formação;Escola; Ensino de Teatro; Prática docente
Abstract:
The dissertation investigates the learning contents of the undergraduate courses in Theater of the Federal University of Rio de Janeiro (UNIRIO) and Estácio de Sá University (UNESA). The present study seeks to analyze the formative trajectory of the graduates of these courses in order to verify the relationship between the formation and the reality of the teaching practice in the classroom, in specific, of the public basic education. In this perspective, the school is problematized with the purpose of clarifying the institutional mechanisms that limit the corporal and intellectual capacity of the student, impairing the process of teaching and learning in Theater. The first part of the text is dedicated to contextualizing the implantation of the UNIRIO Theater Degree Course, as well as clarifying the pedagogical presuppositions of the Course. The second part of the dissertation brings an analysis of interviews of teachers formed by the mentioned courses, in order to understand the relevance of the acquired learning in relation to the reality of the teaching practice in the classroom. The third part of the study discusses the disciplinary devices of Foucault present in the school. Finally, the research proposes to reflect the contemporary challenges of education before an institution that departs from the reality of life, which does not produce meaning and pleasure for learning.
Keywords: Formation; School; Theater teaching; Teaching practice