Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Maria de Lourdes Rabetti (Beti Rabetti)

Maria de Lourdes Rabetti (Beti Rabetti)

Pesquisadora CNPq-1A. Tem graduação em História (USP; 1973), doutorado em Ciências Humanas (USP; 1989) e pós-doutorado em História do Espetáculo (UNITO; 2008). Integrou a comissão de criação (1990-1991) e coordenou (1999-2001) o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UNIRIO). Projetou e implementou o Grupo de Pesquisas em Artes Cênicas (GPAC) da Universidade Federal de São João del-Rei (1992-1994). Coordenou o convênio PQI -CAPES/ UFU/ UNIRIO/ UNICAMP (UNIRIO; 2003-2007). Presidiu a Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE/RJ;2004 - 2006). Integrou o Comitê Assessor do CNPq/ CA-Artes (6/2007-6/2010). Com atuação continuada na área da História do Espetáculo, dedicou-se longamente ao estudo das relações teatro e cultura popular. Nos últimos anos, concentrou suas pesquisas no estudo das relações artísticas e culturais Brasil - Itália. Dramaturgista e tradutora, atualmente desenvolve projeto de pesquisa voltado para a História da Tradução Teatral no Brasil. É professora aposentada e colaboradora no quadro permanente do PPGAC da UNIRIO, onde coordenou (1995-2013) o Laboratório Espaço de Estudos sobre o Cômico (LEEC) ao Programa vinculado, e onde continua atuando como vice-coordenadora. www.unirio.br/teatrocomico. Lidera o Grupo de Pesquisas Estudos de História e Historiografia do Espetáculo e é vice-lider do Grupo de Pesquisas em Artes Cênicas (GPAC). No âmbito do Acordo de Cooperação Internacional Università di Padova - UNIRIO, ao lado das professoras Caterina Barone e Cristina Grazioli (UNIPD), coordena dois Aditivos Artes Cênicas-Teatro, com realização de 8 Missões de Trabalho até 2016.1. Historiadora do Teatro, atua principalmente com: Teatro Cômico, Teatro Popular, História do espetáculo, História do ator, Dramaturgismo e História da tradução teatral no Brasil.