Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Intercâmbio do PPGAC com a Universidade Ludwig Maximilliam (LMU)

Intercâmbio do PPGAC com a Universidade Ludwig Maximilliam (LMU)

O intercâmbio do PPGAC com a Universidade Ludwig Maximilliam (LMU), de Munique, iniciou-se em 2011, com a participação das Professoras M. H. Werneck no Seminário Theatrical Trade Routes. Em 2014, um grupo de pesquisadores vinculados  ao PPGAC: um mestrando (Francisco Leocádio; um doutorando em regime do cotutela(Monize de Oliveira Moura) e um pos-doutorando (Christine Junqueira de Medeiros), além da professora M.H. Werneck, participaram, em junho,  da Theatrescapes Conference. Em 2015, a docente do PPGAC passa a integrar o Editorial Advisory Board da Coleção Transnacional Theatre Histories, da Editora Palgrave Macmillan. A série pretende publicar estudos de história do teatro percebida em seu caráter de fenômeno global, baseado na expansão imperial e na modernização entre o final do século XIX e o século XX. A abrangência temporal do estudo abarca o período de 1850-1989, e as séries pretendem se engajar por um lado na discussão e nas pesquisas atuais no campo dos estudos de globalização e por outro na história global e na história transnacional, indagando de que modo o teatro participou desses processos.
O primeiro livro da série - Transatlantic Broadway. The Infraestrutural Politics of Global Performance, de Marlis Schweitzer - foi publicado pela Palgrave Macmillan, em 2015. Em agosto de 2016 o intercâmbio teve continuidade com a participação da Profa. M. H. Werneck no Simpósio "Translocating Theatre Histories, já promovido pelo Centre for Global Theatre History, uma instância de pesquisa avançada da LMU-Munich.