Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Intercâmbio com o Departamento de Dança da Universidade de Paris 8

Intercâmbio com o Departamento de Dança da Universidade de Paris 8

Intercâmbio com o Departamento de Dança da Universidade de Paris 8 – ativo em 2015 e 2016. O referido intercâmbio deverá resultar em convênio com previsão de ser formalizado na UNIRIO e na Paris 8 sob a forma de Aditivo a Acordo Internacional de Cooperação entre as duas instituições ainda no ano de 2017. Mas, mesmo antes de ser formalizado, o intercâmbio (futuro convênio) entre o PPGAC e o Departamento de Dança da Universidade da Paris 8 já produz inúmeros resultados decorrentes de ações exploratórias inicias entre os pesquisadores brasileiros e franceses envolvidos. O “1º Colóquio Nacional Artes do Movimento: a análise do movimento e a pesquisa em artes” (realizado na UNIRIO em 2015) deu início a uma rede de pesquisa internacional sobre as artes do gesto, que envolve professores/pesquisadores da UNIRIO, UFRGS, UFBA, UFCE e Paris-8. Entre as ações resultantes da colaboração com o Departamento de Dança da Paris-8 podemos citar a publicação de um artigo da profa. Mahalia Lassibile (Paris-8) na revista Art Research Journal em 2016.2, uma pesquisa de pós-doutorado da profa. Joana Ribeiro na Paris-8, com missão de profa convidada em 2016.2 e 2017.1 e a ida do egresso Guilherme Potério dos Santos Hinz (CPF: 315381388-40) para a Paris-8 em 2016.2 para desenvolver pesquisa de dissertação de mestrado, sob a orientação da profa Christine Roquet. É importante notar que as ações de intercâmbio internacional com o Departamento de Dança da Paris-8 datam de 2010, iniciadas através das ações de pós-doutorado (PRODOC/CAPES) da professora Joana Ribeiro no PPGAC no período de 2008-2012. A produção decorrente envolve curso concentrado da profa. Christine Roquet como professora visitante (CNPq) no PPGAC em 2011 e palestra de abertura no I Seminário Internacional Corpo Cênico (CAPES/PAEP/2011). Compreende ainda: participação da pesquisadora Joana Ribeiro em três cursos do professor emérito Hubert Godard na Paris-8 (2009, 2011 e 2013) e publicação de textos dos professores Hubert Godard (2010), Isabelle Ginot[ (2010) e Christine Roquet[(2011) no periódico Opercevejoonline e no livro O corpo cênico entre a Dança e o Teatro (São Paulo: Annablume, 2013) no Brasil.