Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Acordo de Mútua Cooperação entre a UNIRIO e a Universita’ degli Studi di Padova (UNIPD)

No âmbito do Acordo, firmado em 17 de abril de 2013, elabora-se o primeiro Aditivo – Artes Cênicas/Teatro, de duração trienal e em vigência desde 31 de janeiro de 2014. O Aditivo, com duas coordenações acadêmicas, pela UNIPD, professora Caterina Barone, pela UNIRIO, profa. Maria de Lourdes Rabetti, foi organizado em torno de dois princípios fundamentais: o reconhecimento da importância das relações culturais Brasil e Itália na área do teatro e a percepção do papel dos estudos históricos do teatro no seio de tais relações. Academicamente, o Aditivo pauta-se pela contínua atenção à integração entre graduação e pós-graduação, e pelo caráter formativo que procura imprimir a cada ação desenvolvida. No seu interior foram propostas e implementadas as ações de ensino na modalidade aulas – conferências. Do ano de 2013 (quando realizou duas Missões exploratórias) até abril de 2016, foram realizadas 8 Missões de Trabalho, sob responsabilidade de renomados professores das duas instituições, 4 em cada uma das universidades. Em cada uma das Missões, a programação incluiu, além das Universidades – sede,  outras Instituições, no Brasil e na Itália. Dentre outras produções resultantes do primeiro Aditivo, destaca-se a publicação de 2016, indiretamente vinculada, mas decorrente de encontros ocorridos no âmbito de Missão de Trabalho ocorrida em 2015 na UNIRIO: o ensaio de Grazioli, Cristina, Pontos críticos e equilíbrios dinâmicos: estudar a História do Teatro de Figura. Móin-Móin – Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, v. 16, ano 12, novembro, 2016. (Pesquisa no Teatro de Formas Animadas), p 16-38.Encerrado ao final de 2016.  No interior do mesmo Acordo, em fevereiro de 2016, elabora-se e implementa-se o segundo Aditivo, de duração bienal, destinado exclusivamente à mobilidade de estudantes, e que permitiu, segundo os critérios estabelecidos pela UNIPD, para a vinda de um aluno mestrando, com bolsa da UNIPD.