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A Arquitetura cênica no Brasil.

Coordenador: José Dias

Descrição: Inventário, análise e trajetórias das casas de espetáculos do Brasil do século XVIII ao século XX, vistos em sua relação com os traços culturais e as tendências sócio-econômicas do Brasil colônia ao Brasil Reinado, da República aos dias de hoje. Estudo das passagens dos teatros monumentos à integração em prédios residenciais e comerciais à absorção pelos shoppings, museus e centros culturais responsáveis pelas limitações técnicas das caixas cênicas e pela descaracterização da identidade visual dos edifícios. Mapas cronológicos organizados a partir das datas de inauguração das casas de espetáculos; apreciações contendo breve histórico de cada uma delas; descrição de suas características físicas, analisadas quanto à funcionalidade e recursos técnicos. O comprometimento dos teatros com seu passado e com a contemporaneidade, incluindo levantamentos iconográficos, plantas baixas e cortes de algumas caixas cênicas. Flagrantes da vida teatral alimentada nestes espaços, através não só da menção ao principal repertório apresentado, a artistas e empresário envolvidos, ao corpo técnico responsável, mas também através da inclusão de testemunhos de época, ora registrando paixão com que foram encetadas campanhas favoráveis aos temas do universo teatral, ora lembrando debates e manifestações de repúdio á má condução de ações envolvendo a manutenção ou destruição desses edifícios. Relação entre o teatro, como arquitetura, a história da evolução urbana e a política direcionada aos bens públicos; entre as iniciativas empresariais e o púbico consumidor. Traços marcantes dos episódios que cercaram a inauguração das casas de espetáculos, incluindo seu corpo técnico e artístico, levando a um conceito de edifício teatral não como monumento arquitetônico, mas como monumento cultural em toda a sua plenitude.