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História

No município e no Estado do Rio de Janeiro, passou-se, nas últimas três décadas de uma situação inicial na qual havia praticamente apenas a Escola de Teatro da UNIRIO como a única que oferecia cursos de graduação em Teatro, nas modalidades de Licenciatura e de Bacharelado (com quatro habilitações, que eram as de Interpretação, Direção Teatral, Cenografia e Teoria do Teatro), juntamente com a habilitação em Cenografia e Indumentária do Curso de Belas Artes na UFRJ, para chegar hoje a uma situação na qual há diferentes cursos superiores em Teatro dentro de instituições públicas e privadas (UFRJ, PUC-Rio, Universidade Cândido Mendes, Universidade Estácio de Sá, CAL, Fundação CESGRANRIO) e na qual o PPGAC já convive com programas de pós-graduação mais jovens, a exemplo do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, da Escola de Comunicação da UFRJ. Nesse percurso de crescimento do ensino de graduação e de pós-graduação no campo do Teatro ou, numa acepção mais ampla, das Artes Cênicas, no Rio de Janeiro, o PPGAC UNIRIO desempenhou um papel de fundamental e de inequívoca importância, formando uma grande maioria de mestres e doutores em Teatro, que se fixaram, ao lado de colegas pesquisadores provenientes de outros ambientes formativos nacionais e internacionais, em diferentes instituições, passando a atuar em cursos não só prioritariamente voltados para o Teatro, mas também voltados para as Artes Visuais e para o âmbito artístico interdisciplinar. Se no plano municipal e estadual, a contribuição do PPGAC para a formação de mestres e doutores responsáveis por alavancar a área é evidente, ela também se faz sentir em esfera nacional, havendo em instituições sediadas nas diferentes regiões, do norte ao sul do país, mestres e doutores formados pelo Programa da UNIRIO, dentre os quais alguns exercem importantes funções político-administrativas, além das acadêmicas. 

O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (denominação atual) foi criado em 1991, no Centro de Letras e Artes da UNIRIO, como Programa de Pós-Graduação em Manifestações Espetaculares, quando abriu ingresso para o curso de Mestrado, enfatizando em seu nome inicial o interesse transdisciplinar pelas artes cênicas e pela cultura em suas diferentes manifestações públicas e espetaculares. Em 1993, recebeu a recomendação da CAPES, já estruturado como Programa de Pós-Graduação em Teatro, abrigando duas Áreas de Concentração, mantendo a perspectiva transdisciplinar, mas fazendo com que o foco nuclear sobre a arte do teatro se torne explicitado no nome do Programa. Em 2001, passa a incorporar também um curso de Doutorado em Teatro, organizando-se em três Áreas de Concentração e 7 Linhas de Pesquisa, valorizando sempre o olhar interdisciplinar e transdisciplinar, mas sem perder o foco principal sobre o estudo da criação cênico-teatral. É neste ano que o Programa obtém a nota 5 de avaliação da CAPES. Uma nova alteração, em 2004, reduziu a proposta a duas áreas de concentração – Teorias e Técnicas do Teatro e Teatro Cultura e Educação. 

Ao completar quinze anos de existência, em 2006, a UNIRIO e o PPGT - no âmbito da gestão Abrace/UNIRIO, sob presidência da professora Maria de Lourdes Rabetti (2004-2006) - acolheram o evento máximo da pós-graduação e da pesquisa na área - o IV Congresso da Associação Brasileira de Pós-Graduação e Pesquisa em Artes Cênicas (ABRACE) – “Os trabalhos e os dias das artes cênicas: ensinar, fazer e pesquisar dança e teatro e suas relações” - realizado nos dias 10, 11 e 12 de maio de 2006. A organização do congresso foi liderada pela Diretoria da gestão 2004-2006, composta por docentes da UNIRIO: Maria de Lourdes Rabetti, Maria Helena Werneck, Ana Maria de Bulhões-Carvalho e, finalmente, Angel Palomero, que era egresso, tendo concluído seu Doutorado no Programa em 2005. 

Durante o ano de 2007, com a participação de docentes e discentes de seu Colegiado, o Programa passou por uma nova estruturação que possibilitou a renovação de sua proposta, agora aglutinando seis Linhas de Pesquisa, organizadas de modo a contemplar a quantidade e a abrangência das investigações desenvolvidas por docentes e por alunos no último triênio. 

Em 2008, o PPGAC sofreu nova reformulação estrutural acadêmica, na qual as Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa foram reconfiguradas, de modo a abrigar mais coerentemente as pesquisas realizadas por seus professores permanentes e colaboradores. Em apoio a esta reforma, ainda em 2008, foi criado o Regulamento do PPGAC, aprovado no CONSEPE/ UNIRIO e baseado no Regimento da Pós-Graduação Stricto Sensu de julho de 2008. A implantação deste Regulamento atualizou o antigo caderno de normas do Curso de Mestrado e do novo Curso de Doutorado – nosso Manual Mínimo para Mestrandos e Doutorandos. Nele são explicitados os procedimentos recomendados à consecução de um bom fluxo de atividades acadêmicas, os procedimentos para Estágio de Docência e obtenção de bolsa. A última atualização do Manual ocorreu na gestão do professor José Da Costa em fevereiro de 2015. No momento, diante da publicação em 2020 de novo Regimento dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNIRIO, a Comissão Executiva se encontra trabalhando em uma nova versão do Regulamento do PPGAC. 

Em 2011 foi feita uma revisão no Regulamento do PPGAC, modificando-se dois itens: 1) A fusão das Linhas de Pesquisa Processos de Formação e Atuação Cênica (PFA) e Processos Cênicos Educacionais (PCE), resultando na Linha de Pesquisa Processos Formativos e Educacionais (PFE) – o Programa passou a ter 5 Linhas de Pesquisa; 2) A inserção da modalidade Estágio de Orientação, em que os pós-doutorandos que desenvolvem projetos de longa duração (PRODOC e CAPES/FAPERJ) podem se exercitar, em conjunto com o seu supervisor, em atividades de orientação. 

No ano de 2015, e dando início a um longo processo de autoavaliação, estruturado em comissões, verificou-se a modificação nos títulos, siglas e ementas de duas das 5 Linhas de Pesquisa, a antiga “História e Historiografia do Teatro” (HHT) se torna “História e Historiografia do Teatro e das Artes” (HTA) e a antiga “Estudos da Performance e Discursos do Corpo e da Imagem” (PCI) passa a se chamar “Performance: Corpos, Imagens, Linguagens e Culturas”, mantendo a sigla anterior (PCI). 

Durante os períodos de concepção, recomendação e paulatina consolidação, até se tornar referência nacional e internacional na área das Artes Cênicas, o Programa foi coordenado pelos seguintes professores: José Luiz Ligièro Coelho (Zeca Ligièro), Maria Heloisa Toledo Machado, Angela Materno, Maria Helena Vicente Werneck, Maria de Lourdes Rabetti, Ana Teresa Jardim Reynaud, Ana Maria de Bulhões-Carvalho, Lídia Kosovski, Paulo Merísio, André Gardel, José Da Costa e Adilson Florentino da Silva.