Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Nota de falecimento e pesar

Nota de falecimento e pesar

Comunicamos o falecimento do Prof. Watson Clis hoje, 4/06/2021.

É com grande pesar que nós, do Instituto Villa-Lobos, comunicamos o falecimento do violoncelista e professor Watson Clis. Ele foi professor da UNIRIO em dois períodos nos anos 1980 e depois de 2004 a 2012. O professor lutava contra um câncer de pulmão.

Watson iniciou seus estudos em Belo Horizonte, com o professor José Luiz Muza Pompeu, transferindo-se para o Rio de Janeiro em 1964, onde passou a estudar com Iberê Gomes Gross. Fez cursos de aperfeiçoamento com Pierre Fournier, em Buenos Aires e Amedeo Baldovino, em Roma.

Acumulou em sua carreira o posto de primeiro violoncelo nas orquestras do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica Nacional, e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo. Como concertista tem se apresentou à frente das melhores orquestras do Brasil e como camerista, integrou o renomado Trio Brasileiro, juntamente com o violinista Erich Lehninger e o pianista Gilberto Tinetti.

Foi um dos mais importantes mestres de gerações de violoncelistas brasileiros, através de sua atuação como professor da UFMG, UNIRIO e USP.