Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Festival Orquestras Sociais - Cultura e Cidadania

Festival Orquestras Sociais - Cultura e Cidadania

7 a 9 de outubro de 2022

 

O Festival Orquestras Sociais - Cultura e Cidadania é parte do projeto homônimo que tem a proposta de fortalecer os projetos socioculturais de formação de orquestra, por meio da criação de espaços de intercâmbio e de construção de pontes entre a música orquestral e a sociedade, o ambiente acadêmico e os projetos sociais, entre os graduandos e as diversas realidades locais.

Uma das estratégias para fortalecer estes projetos é a assessoria e monitoria de graduandos do Instituto Villa-Lobos (Escola de Música) da UNIRIO aos projetos sociais, por meio da realização de oficinas durante 06 (seis) meses, para aperfeiçoamento técnico musical dos seus integrantes. Ao mesmo tempo, esta iniciativa promove o intercâmbio de experiências no sentido de sensibilizar o compromisso sociocultural das universidades, conjugando esforços para disseminação da prática orquestral.

Nosso festival é a culminância, juntamente com o concerto de encerramento do projeto no dia 15/10/22 às 16:00 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, desses 6 meses de atividades com oficinas ministradas por 8 monitores discentes dos Cursos de Música da UNIRIO e 5 visitas ao IVL realizadas pelos 5 projetos envolvidos.

Os 5 projetos sociais participantes são: Solar Meninos de Luz (Cantagalo), Além do Morro (Chapéu Mangueira), Casa Amarela (Providência) Escola de Música da Rocinha e Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí (Fiocruz de Petrópolis).

O Núcleo de Imagem e Som da UNIRIO está registrando todas as atividades em vídeo para a confecção de um documentário.

A concretizacão deste projeto só foi possível pelo apoio essencial da Lei de Incentivo à Cultura do município do Rio de Janeiro, administrado pela Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz - SPCOC. 

 

Durante o festival haverá ensaios para o concerto de encerramento e oficinas ministradas pelos professores convidados.

 

 

Professores do Festival Orquestras Sociais 2022

 

Percussão      Ana Letícia Barros é professora de Percussão e Música de Câmara da UNIRIO e Professora da Pós-Graduação Profissional – PROEMUS. Timpanista e Chefe de Naipe da Orquestra Sinfônica de Mulheres do Rio de Janeiro. Desenvolve extenso estudo sobre a técnica de seis baquetas, com diversas obras brasileiras encomendadas e estreadas por ela. Já ministrou aulas em diversas universidades nacionais e internacionais, tais como: University of Georgia, Eastman School of Music e New York University. Como solista, já atuou com diversas orquestras, incluindo Orquestra Latino Americana de Sopros (OLV-Yamaha), Orquestra de Sopros da Universidade da Georgia (EUA), Orquesta Sinfónica de Córdoba (AR), Orquestra Bachiana Brasileira, Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, entre outras. Atuou como professora convidada no Encontro NeXt de Música Contemporânea (University of Georgia), do projeto "Yamaha Orquesta Latinoamericana de Vientos", V Curso de Férias do Conservatório de Tatuí, de Paineis de Bandas Funarte, do I Encontro Sul Fluminense de Músicos de Banda (Barra Mansa), do Encuentro Latinoamericano de Orquestas de Sopros, entre outros.


    
Contrabaixo Cláudio Alves começou seus estudos aos 12 anos, foi aluno de Sandrino Santoro na UFRJ onde se formou em Música. Atualmente é membro da comissão artística - Orquestra Sinfônica Nacional, músico da Universidade Federal Fluminense, toca na Orquestra Solistas do Rio e já participou da Petrobras Sinfônica e OSB, e ensina contrabaixo no Instituto Villa-Lobos da UNIRIO. Possui vasta experiência musial, atuando principalmente na música brasileira, solo contrabaixo, contrabaixo e metodologia de ensino deste instrumento.

Violoncelo Hugo Pilger é Doutor em Música, Hugo Pilger é professor de violoncelo da UNIRIO e membro do Trio Porto Alegre. Compositores como Ernst Mahle, Ricardo Tacuchian, Ernani Aguiar, Maurício Carrilho, Wagner Tiso e Marcos Lucas dedicaram-lhe importantes obras. Destacam-se em sua discografia os álbuns “Hugo Pilger interpreta Ernani Aguiar”, “Ernst Mahle, a integral para violoncelo e piano”, “Presença de Villa-Lobos na Música Brasileira para violoncelo e piano”, vol. I e vol. II e “Claudio Santoro: a obra integral para violoncelo e piano” com os quais tem obtido excelentes críticas e premiações. É autor do livro "Heitor Villa-Lobos, o violoncelo e seu idiomatismo". Recebeu o "Prêmio Profissionais da Música 2018" na categoria "Instrumentista Erudito".

Viola Jocelynne Cardenas é chilena, radicada no Brasil há 14 anos, possui bacharelado em música, habilitação em viola pela UNIRIO. Além de participar de grupos de música de câmara, já atuou como violista convidada na Orquestra do Teatro do Municipal do Rio de Janeiro, Orquestra Bachiana Brasileira, Orquestra Nova do Rio de Janeiro e Orquestra Sinfônica da Bahia.

Trompete

Mantendo uma carreira bastante eclética, as performances de Maico Lopes incluem desde música de câmara contemporânea a formações orquestrais, passando por diversos gêneros da música brasileira popular. A experiência diversificada de sua carreira como instrumentista oferece uma oportunidade única para os estudantes de terem uma ampla visão das possibilidades atuais da performance do trompete. Atualmente, é orientador no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) da Unirio e coordenador do Laboratório de Criação, Investigação e Apresentação Musical – LIC-M1A, um laboratório dedicado às pesquisas, pedagogia, estudos e performances dos instrumentos da família dos metais.

 

Violino

 

Mariana Salles é professora de violino e música de câmara na Unirio, além de violinista atuante em orquestras e conjuntos camerísticos. Ela se propõe a fazer uma abordagem objetiva de algo essencialmente subjetivo: a interpretação musical. A discussão é rica e aprofundada e se utiliza de uma bibliografia ampla que transcende a área violinística.Diplomada pela UNI-RIO, em 1994, com Bacharelado em violino na classe do Prof. Paulo Bosisio e, em 1997, com o título de Mestre em Música Brasileira e Doutora em Música pelo PPGM da UNIRIO. Foi 1º Solista da Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro entre 1996 a 2000. Integrou o Quarteto da UFF e Quarteto Paulo Bosisio. Foi professora da Casa de Cultura Rio de 2001 a 2003. Participou do 12th Suzuki Method World Convention em Dublim, Irlanda. No campo da música popular tem realizado gravações junto a grandes nomes de nossa música como Djavam, Gal Costa, Guilherme Arantes, Caetano, Titãs Acústico, Song Book Tom Jobim e Marcos Valle, Carlos Malta, 14 bis, Viper, Cláudia Telles, Leoni, Ivete Sangalo. Em outubro de 1998 lançou seu primeiro livro sobre técnica de violino, alcançando sua segunda edição em 2004.

 

Saxofone

Marco Túlio de Paula Pinto é Doutor em música (Teoria e prática da interpretação) e Mestre em música (Práticas interpretativas) pela UNIRIO. Bacharel em saxofone pela UFRJ. Professor adjunto de saxofone na UNIRIO- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como professor de saxofone no PIM – Programa Integração pela Música, de Vassouras, RJ e no projeto Villa-Lobos e as Crianças. Integra, ainda, a Banda Filarmônica do Rio de Janeiro. Participou da Banda Sinfônica da Companhia Siderúrgica Nacional como 1ºSaxofonista e chefe de naipe, no período de 1996 a 2001, atuando diversas vezes como solista. Foi o vencedor da Master Class de saxofone ministrada pelo professor Dale Underwood (EUA), promovida pela Academia Nacional de Música, em 2001. Apresentou-se como solista junto à OSPA – Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Na música popular tem se apresentado com os mais diversos artistas: Flávio Venturini, Jorge Vercilo, Bob Mintzer, Altamiro Carrilho, Nivaldo Ornelas, Gilson Peranzzetta, Perinho Santana, Paulo Moura, Jane Duboc, Beth Carvalho, Nana Caimmy, Ivan Lins, Guilherme Arantes e Chico César. Integrou ainda a UFRJazz Ensemble, com a qual gravou os CD´s UFRJazz Ensemble interpreta Julinho Barbosa e Paisagens do Rio.

 

Clarineta

 

Maurício Silva é solista, CEO, professor, camerísta, produtor, compositor, maestro e muitas outras definições descrevem a carreira do artista Mauricio Silva. Com uma bagagem que inclui turnês internacionais, prêmios, representações de marcas musicais, colaborações com artistas consagrados e performances nos Estados Unidos, Japão, Aruba, Israel e França, Mauricio Silva vem se destacando a anos no cenário musical nacional e internacional e honrado a crítica de Lauro Pinto Gomes que dizia ser ele “uma das maiores revelações da nova geração de clarinetistas”.




 

Flauta

Sérgio Barrenechea é professor titular de flauta transversa no Instituto Villa-Lobos/UNIRIO. Atua com o Duo Barrenechea e o Quinteto Brasília, realizando diversos concertos em cidades brasileiras e estrangeiras. Participou como artista e professor de vários eventos e festivais como as Convenções Anuais da National Flute Association nos EUA, o Toronto Latin Flute Festival, o Festival Internacional de Flautistas no Peru, o Festival de Campos do Jordão, o Festival Villa-Lobos, e várias edições do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília e do Festival Conexões Musicais-UFF/UNIRIO. É o idealizador do “Encontro Carioca de Flautas” e do "Festival Orquestras Sociais - Cultura e Cidadania". Lançou os seguintes produtos frutos de suas pesquisas, fazeres artísticos e colaborações: CD “Duo Barrenechea - Momentos em Paris” (2008), CD “Quinteto Brasília – Brincadeira a Cinco” (2009), CD Triplo “A Música para Flauta de Francisco Mignone” (2010), DVD “Duo Barrenechea – Brasileiríssimo: Encontros (2015) e o livro de partituras “A Música para Flauta e Piano de Francisco Mignone” (2016).

 

Trompa Waleska Beltrami é professora de trompa e música de câmara do Instituto Villa-Lobos da UniRio - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.Trompista da Orquestra Sinfônica Nacional UFF por treze anos, recebeu muitos prêmios em concursos nacionais como solista. Graziela Bortz, Mário Rocha e Luiz Garcia foram seus principais professores. Foi a primeira trompista a apresentar obras do repertório brasileiro para trompa e piano numa conferência - recital da International Horn Society em 2005. Como camerista, colabora com o Grupo CRON - Música Contemporânea, é co-idealizadora do Trítono Duo e integra o Octeto Feminino do Brasil. É membro da Associação de Trompistas do Brasil - ATB e  da International Horn Society - IHS.