Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Cursos / Egressos do Curso de Bacharelado em Música - Instrumentos

Egressos do Curso de Bacharelado em Música - Instrumentos

Os Cursos de Bacharelado em Música - Instruementos têm formado profissionais destacados no mercado que abrange as atividades musicais e pedagógico‐acadêmicas. Um número expressivo de egressos atua em diversas formações orquestrais em todas as regiões do país, dentre elas a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica da Escola de Musica da UFRJ, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra Sinfônica de Campinas e Orquestra Sinfônica Nacional (OSN‐UFF).

Bacharéis das habilitações em instrumentos de sopro são aprovados em concursos para provimento de cargos nas bandas das corporações militares como Corpo de Bombeiros‐RJ, Policia Militar‐RJ (e de outros estados também); Banda do Corpo dos Fuzileiros da Marinha Brasileira, Exército Brasileiro e Aeronáutica do Brasil, além de integrar bandas civis como músicos ou regentes. Atividades esporádicas comuns na atuação do músico também são observadas como participações em shows e gravações de CDs e DVDs de artistas da música popular, trilhas sonoras de filmes e publicidade e outras atividades de destaque.

Egressos formados nos Bacharelados em Música da UNIRIO que atualmente integram o corpo docente incluem: Adriana Miana, Álvaro Simões Corrêa Neder, Ana Letícia Barros, Cláudia Caldeira, Doriana Mendes, Eduardo Lakschevitz, Hugo Vargas Pilger, José Wellington dos Santos, Josimar Carneiro, Julio Moretzohn, Laura Ronai, Luiz Eduardo Domingues, Marcos Vieira Lucas, Maria Haro, Mariana Isdebski Salles, Nicolas de Souza Barros e Roberto Gnattali.

Os egressos também atuam como professores de outras instituições de ensino superior e de ensino médio, também atuando como docentes em projetos socioculturais que incluem o ensino de instrumentos musicais. Entre os egressos ligados a instituições de ensino superior, podem ser citados: Fabio Adour, UFMG e UFRJ; Guilherme Sauerbronn de Barros, UDESC; Humberto Amorim, UFRJ; Jarbas Cavendish, UFG; José Alberto Salgado e Silva, UFRJ; Luis Leite, UFJF; Luis Mantovani, UDESC; Marcia Taborda, UFRJ e UFSJ; Rodrigo Batalha, UFRJ; Ronal Silveira, UFRJ; e José Paulo Becker UFJF. Muitos egressos atuam como professores substitutos, atendendo aos Cursos de Bacharelados da UNIRIO e de outras instituições no Brasil e no exterior.

Ao seguir a carreira de solista ou camerista, os egressos do IVL têm atuado intensamente apresentando concertos, recitais e shows, e também encontram nos diversos concursos, nacionais e internacionais, maneiras de ter seu trabalho apreciado e reconhecido pelos pares de suas especialidades.