Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pesquisa / Laboratório de Investigações Teatrais - perspectivas práticas, históricas, epistemológicas e sócio educacionais

Laboratório de Investigações Teatrais - perspectivas práticas, históricas, epistemológicas e sócio educacionais

GRUPO DE PESQUISA

 

Equipe:
• Viviane Becker Narvaes (UNIRIO)
• Roberta Lobo ( UFRRJ)
• Ângela Reis (UNIRIO)

Bolsistas IC:
• Leandro Lobo
• Pedro Bento

 

O presente projeto de pesquisa  realiza o levantamento de peças do período do chamado Teatro Político Brasileiro (anos 60 e 70 do século XX) com enfoque especial aos textos de Oduvaldo Vianna Filho, constantes no acervo do Centro de Documentação da Fundação Nacional de Artes- Cedoc/Funarte. Além do trabalho de levantamento e sistematização de fontes, são previstas ações de apresentação e debate das peças. A articulação entre teatro e sociedade se dá por meio da promoção de lei turas dramatizadas, ciclos de debates e pequenas encenações dirigidas a setores marginalizados1 da sociedade, cuja produção está relacionada a procedimentos que operam percepções dissonantes em relação ao hábitus da produção teatral mais convencional, ancorados tanto em práticas de grupos culturais, quanto de movimentos sociais e de outros modelos organizacionais. 

Nosso recorte observa as relações entre o texto e a cena das peças de Vianninha em contraste com a recepção de seu teatro em setores marginalizados da sociedade. 

 

1Compreendemos por setores marginalizados os setores tradicionalmente subalternizados do ponto de vista socioeconômico tão marcantes numa sociedade profundamente desigual como a brasileira, tais como: classe trabalhadora e demais setores populares mais vulnerabilizados do ponto de vista do trabalho e do acesso a direitos, com forte presença da juventude (nesta com destaque para a crescente população encarcerada)