Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / ofertas_infos / Perguntas e respostas frequentes - 2022/1

Perguntas e respostas frequentes - 2022/1

Tirando dúvidas sobre o semestre de 2022/1 na Escola de Teatro da Unirio.

Onde encontro informações sobre as disciplinas que serão oferecidas na Escola de Teatro?

Aqui mesmo, no site oficial da Escola de Teatro, no box "Período de retorno 2022/1", no canto esquerdo superior da página. Clique em Informações Gerais e você verá as ofertas listadas por curso, assim, como as ofertas de cada departamento. Lá você também encontrará informações sobre como será o nosso retorno às aulas presenciais nesse semestre. As grades de disciplinas também estão disponíveis nas páginas de cada curso.

Quando vão começar as aulas do período de 2022/1?

O início das aulas do período de 2022/1 será no dia 25 de Abril de 2022, seguindo o Calendário Acadêmico de 2022.

Até quando vai o período de 2022/1?

As atividades letivas de 2022/1 terminam dia 20 de agosto de 2022.

Eu tenho obrigação de me matricular em alguma disciplina?

Sim! Nos períodos passados, de excepcionalidade, não era exigida a matrícula em disciplina um número mínimo de disciplinas. Contudo no semestre de 2022/1, a UNIRIO voltará a exigir matrícula em, no mínimo, três disciplinas para a existência de vínculo (salvo o caso dos concluintes que, para concluir o Curso, precisem cursar menos de três disciplinas ofertadas).

Como eu faço para me matricular em disciplinas?

Todos os estudantes deverão solicitar suas matrículas em disciplinas pelo Portal do Aluno, no período de 28 de março a 11 de abril de 2022.

E se eu perder o prazo de solicitação de matrícula, ou não for aceito nas disciplinas que pedi?

Caso isso aconteça, fique atento(a) ao prazo para Inclusão de Disciplinas, que será feita também através do Portal do Aluno, de 18 a 30 de abril de 2022.

Caso ainda precise, haverá um terceiro prazo para você ajustar sua matrícula em disciplinas, que será dos dias 06 a 16 de maio. Neste terceiro ajuste, você deve procurar diretamente a Coordenação do seu Curso. A saber:

Sou ingressante em 2022/1, como e quando posso fazer minha matrícula?

Se você é calouro(a), ou seja, ingressante em 2022/1, sua matrícula será realizada pela Coordenação do seu Curso nas disciplinas específicas para ingressantes, esse processo é automático e você não precisará solicitar nada.

Fui ingressante no semestre passado (2021/2). O que devo fazer?

Estudantes que estão no segundo período, ou seja, que ingressaram em 2021/2, tendo feito ou não disciplinas no período passado, devem fazer suas solicitações de matrícula através do Portal do Aluno. Caso ainda não tenham se cadastrado ou não saibam usar o portal, vejam o manual aqui.

Minha matrícula está trancada e quero voltar nesse semestre, o que devo fazer?

Tudo que você precisa fazer é se inscrever em disciplinas pelo Portal do Aluno. A sua matrícula destranca automaticamente no momento que você efetua essa ação.

Em quantas disciplinas posso me matricular?

Para manter seu vínculo, você deve se matricular em, no mínimo, 3 disciplinas.

Lembrando que você deve solicitar suas matrículas em disciplinas pelo Portal do Aluno, no período de 28 de março a 11 de abril.
Se você é ingressante, você será matriculado automaticamente nas disciplinas de primeiro período pela Coordenação do seu Curso.

Caramba, falta muito pouco para eu me formar! Mas como eu faço, se algumas disciplinas que eu preciso não estão sendo ofertadas?

Se você não precisa de mais de quatro disciplinas (obrigatórias ou não) para integralizar os créditos do seu curso, e estas disciplinas não estão sendo oferecidas neste semestre, converse diretamente com sua coordenação de curso sobre a possibilidade de realização de Estudos Dirigidos, sob a Tutoria de um docente responsável que avaliará suas atividades.