Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / oferta_2021_2 / Informações gerais sobre o semestre 2021/2

Informações gerais sobre o semestre 2021/2

Informações gerais sobre o semestre excepcional 2021/2 na Escola de Teatro da UNIRIO.

Prezados(as) alunos(as)!

Terminamos o semestre e em breve começaremos mais um...

As atividades letivas, ainda em modalidade remota, do período letivo 2021/2 começam dia 08 de novembro de 2021 e terminam dia 26 de fevereiro de 2022. A Direção da Escola de Teatro, junto às coordenações de curso e aos Departamentos de Ensino da Escola, optaram por dar início às aulas apenas no dia 8/11, uma semana depois do início oficial segundo o calendário acadêmico da UNIRIO.

As solicitações de matrícula deverão ser feitas através do Portal do Aluno, entre os dias 20 e 25 de outubro.

Veja aqui as grades de horários por curso e período:

Há ainda os horários dos componentes curriculares da Educação oferecidos para as Licenciaturas em 2021.2.

Todas as disciplinas ofertadas pela Escola de Teatro terão seus planos de cursos divulgados aqui no site, por departamento. Lembre-se que seu curso possui disciplinas ofertadas por mais de um departamento!

As atividades continuarão a ser desenvolvidas remotamente. Também continua facultativa a adesão de docentes, discentes e servidores técnico-administrativos; no entanto, os departamentos de ensino devem garantir a oferta do conteúdo teórico das disciplinas obrigatórias que sejam pré-requisitos para outros componentes curriculares.

O vínculo estudantil será mantido com a inscrição em pelo menos uma disciplina do calendário 2021/2, ou pela inscrição à pedido na atividade complementar de manutenção de vínculo (ATC2020). Os estudantes que não realizarem a inscrição em disciplinas e solicitarem o trancamento geral do curso não terão prejuízos em termos de CR e prazo para jubilamento. Os estudantes poderão cancelar a inscrição em componentes curriculares até o final do período de provas finais, conforme discriminado no calendário abaixo.

Para viabilizar os ambientes virtuais de aprendizagem, serão utilizadas as plataformas institucionais: Moodle e/ou Google Classroom, com utilização de Google Meet para os encontros síncronos. As atividades síncronas poderão ser gravadas e disponibilizadas aos discentes, mediante autorização do docente responsável pela disciplina. Estudantes e professores devem utilizar suas contas pertencentes ao domínio “unirio.br”.

Tanto as atividades síncronas como as assíncronas devem ser reconhecidas como elemento para registro de frequência. Devem ser consideradas as dificuldades inerentes à emergência e excepcionalidade da situação no critério da frequência estudantil, aceitando-se justificativa do aluno por eventuais faltas nas atividades síncronas, seja por falha tecnológica ou por outros determinantes, com garantia de reposição em atividade assíncrona.

As avaliações de aprendizagem devem ser realizadas por meio de atividades assíncronas, com prazo de entrega de no mínimo uma semana, exceto para TCC, componentes teórico-práticos, práticos e estágios supervisionados.

SOBRE A MATRÍCULA DOS INGRESSANTES

Os ingressantes serão automaticamente matriculados pelas coordenações nas disciplinas de primeiro período. Caso não possam fazer as disciplinas, devem solicitar sua exclusão por e-mail aos coordenadores de curso.

ESTUDANTES DO SEGUNDO PERÍODO (INGRESSANTES EM 2021.1)

Estudantes que estão no segundo período, ou seja, que ingressaram em 2021.1, tenham feito ou não disciplinas no período passado, devem fazer suas solicitações de matrícula através do Portal do Aluno. Caso ainda não tenham se cadastrado ou não saibam usar o portal, vejam o manual aqui.

SOBRE OS CONCLUINTES

Os estudantes que estão para se formar (e que desejem fazê-lo de forma remota), faltando até 4 disciplinas para integralização – ou aqueles cujas coordenações avaliem tratar-se de situação especial –, poderão obter seus créditos em disciplinas que não estiverem sendo ofertadas neste semestre, para conclusão do curso, a partir da realização de Estudos Dirigidos, sob tutoria de um docente responsável que avaliará suas atividades.

O concluinte em situação de estudo dirigido será encaminhado para o docente tutor, que irá propor um trabalho conjunto que contemple, interdisciplinarmente, tópicos de todos os componentes que o aluno precisa para se formar. Estudantes concluintes, que estiverem nas condições citadas acima, devem procurar seus coordenadores de curso:

CALENDÁRIO 2021/2 DA ESCOLA DE TEATRO DA UNIRIO

Atividade Período
Oferta de disciplinas pelos departamentos de ensino 06/09 a 19/10
Solicitação de matrícula - via Portal do Aluno 20 a 25/10
Processamento das solicitações de matrícula 26 a 27/10
Início das atividades letivas na Escola de Teatro
Prazo para trancamento geral do curso e exclusão de disciplina
até 26/02/2022
Prazo para inclusão de disciplina - via Portal do Aluno 28/10 a 07/11
Processamento das inclusões de disciplina
08 a 09/11