Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Espaços / Sala do Laboratório Teatro na Prisão

Sala do Laboratório Teatro na Prisão

Abriga o Projeto Teatro na Prisão e o Programa Cultura na Prisão, com encontros semanais na UNIRIO e em 3 prisões, sendo 4 ações: Penitenciaria Unidade Materno Infantil (mais com bebês), Evaristo de Moraes (LGBTQI+ e grupo masculino) e Oscar Stenveson (feminino). Os encontros na UNIRIO são de extrema importância, pois são criadas as oficinas a serem dadas nas prisões e são  realizados os relatórios de trocas de experiências. Seminários com os temas ligados ao encarceramento. Muitos grupos de estudos com os alunos do projeto, utilizam a sala.  Existe um acervo de livros para que os alunos possam se aprofundar nas questões ligados aos seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Na sala, também é ministrada a disciplina optativa "Teatro e Enclausuramento”; o projeto "O ator como Protagonista" (encontros semanais na sala com detentos e ex-detentos). Desse projeto surgiu o Grupo Krya Daki que tem se apresentado e feito palestras em diferentes lugares, tais como Consulado da Franca, Centro Cultural Banco do Brasil, IBGE, Lonas Culturais, Museu Bispo do Rosario, Universidade Federal Fluminense, sala  de Espetáculos Amir Haddad em Nova Iguaçu, Jacarezinho, etc. Projeto "A Remissao pela Leitura" coordenado pelo Professor Marcelo Santos com a participação dos alunos da Escola de Letras em 10 Penitenciarias do Rio de Janeiro. Peça "Mostre me uma saída", dirigida pela professora Viviane Narvaes com alunos da Escola da Teatro e o detento aluno do Ensino do Teatro. Intercambio com a Universidade de Michigan, que existe há 6 anos com a Residência Artística na Unirio anualmente e a convite dessa Universidade alguns alunos e professores são convidados a participar das atividades nas prisões em Michigan. Convênio com o Programa de extensão "Enredando saberes da pratica" e o Projeto de extensão " Em nome do sujeito: encontros, educação, literatura e artes" junto com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Iniciaremos um trabalho junto a Defensoria Pública atuando com os Menores Infratores. Os encontros dos dois atores (detento e ex-detento) que farão esse trabalho se dá na sala do projeto.