Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / docentes / Zeca Ligiéro (José Luiz Ligiéro Coelho)

Zeca Ligiéro (José Luiz Ligiéro Coelho)

docente_zeca_ligiero

 

Lotação: Departamento de Direção Teatral

Cursos em que leciona:
• Bacharelado em Direção Teatral
• Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) 

Disciplinas que leciona na graduação:
• Laboratório de Encenação
• Prática de montagem

Projeto de pesquisa:

• Núcleo de estudos das performances afro-ameríndias

Projeto de extensão:
• Laboral – Laboratorio da Oralidade

  

Currículo Lattes  •    •  Website  •  Facebook

 

Zeca Ligiéro, autor, diretor e artista visual, mestrado e doutorado na NYU e Pós-Doc na Yale Universty e na Paris 8. Atua principalmente nas linhas: estudos da performance afro-brasileira e teatro experimental.

Entre seus livros: Divine Inspiration from Benin to Bahia, 1993 (EUA), Iniciación al Candomblé 1993, (Colômbia), Malandro Divino, a vida e a lenda de Zé Pelintra, 2002,  Carmen Miranda: uma performance afro-brasileira 2003, Teatro e Dança como experiência comunitária, 2008 e Corpo a Corpo, estudos das performances brasileiras, 2011 e organizador de Performance e Antropologia de Richard Schechner (2012) e Augusto Boal: arte, pedagogia e política, 2013, Initiation into Candomblé: Introduction to African-Brazilian Religion 2014, (EUA).

Professor do Departamento de Direção e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – PPGAC-UNIRIO e coordenador do NEPAA - Núcleo de Estudos das Performances Afro-Ameríndias da UNIRIO.

Entre suas ultimas montagens mais importantes que dirigiu destacam-se: Noticias de las cosas pasadas em Bogotá, Colômbia, 2009, Palhaço Negro: a história de Benjamin de Oliveira em 2009 no Brasil e Colombia, Mama Africa (co-direção com Barbara Santos) no Senegal em 2010, O Evangelho Segundo Dona Zefa (2012) Brasil e Colômbia, Dona Mariana, princesa turca, cabocla cantadeira, arara cantadeira (direção e performance) São Paulo, Rio, Ouro Preto, Belém e Manaus em 2012 e 2013.

Ofereceu palestras em 2014 nos seguintes lugares: Universidade de Sorbonne em Paris, Universidade RITs de Bruxelas, Museu Real do Universidade de Lisboa, Royal Museum for Central Africa em Bruxelas e Universidade Paris 8.

 

Outras informações:

É fundador do Programa de Pós Graduação em Artes Cenicas da UNIRIO onde orientou mais de 50 teses e dissertações. Leciona cursos sobre estudos das performances afro-amerindias, teatro do oprimido e tradições populares brasileiras.