Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / docentes / Tania Alice

Tania Alice

docente_tania_alice

 

Vínculo: Professora Associada

Lotação: Departamento de Interpretação

 

Cursos em que leciona:
• Bacharelado em Atuação Cênica
• Bacharelado em Direção Teatral
• Licenciatura em Teatro

 Disciplinas que leciona na graduação:
• Atuação cênica VI (Performance)
• diversas disciplinas optativas em performance, prática de montagem.

 Projeto de pesquisa e extensão:
• Performers sem Fronteiras – arte em tempos de crise

 

Currículo Lattes  •    •  Website  •  Facebook

 

Tania Alice é performer e trabalha com projetos de performance que se constituem como uma interseção entre projeto terapêutico, social e budista.

Foi diretora artística, junto como Gilson Motta, do Coletivo de performance Heróis do Cotidiano (2009–2014) e é idealizadora e fundadora da plataforma Performers sem Fronteiras, que atende pessoas em situação de emergência crônica ou pontual com performance.

Professora de Atuação Cênica (performance) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde leciona e orienta projetos de criação na Graduação e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado).

Doutora em Artes pela Université d’Aix-Marseille I (França), publicou vários livros, dentre eles Performance. Ensaio: (des)montando os clássicos (2010), Heróis do Cotidiano (2012), agora, em 2016 Performance como revolução dos afetos pela Editora Annablume e vários artigos de pesquisa em performance em revistas nacionais e internacionais.

Apresentou seu trabalho artístico em festivais, espaços alternativos, teatros, galerias, museus, laboratórios e nas estradas, praças públicas, árvores e camas dos mais diversos países, tais como o Museu da Ciudad de México, o MAC de Niterói, Oi Futuro RJ, SESC Palco Giratório, diversos festivais e mostras do SESC no Brasil, em Universidades como a USP, a UFRGS ou a UNICAMP, nos Estados Unidos (Festival Internacional de Miami, Miami Art Fair, Glasshouse ArtLifeLab de NYC, New York University, Grace Exhibition Space...), em festivais na Finlândia, França (Friche La Belle de Mai, Université de Provence...), no Chile e na República Dominicana, na Alemanha (Gruntaler9), Colômbia, comunidades indígenas da Amazônia, entre outros, tendo sido premiada em diversas ocasiões.

Em 2013, recebeu a bolsa Capes/Fulbright e foi professora e artista-pesquisadora visitante da CalArts, USA (California Institute of the Arts) e compartilhou seu trabalho em espaços de arte contemporânea importantes como a Art Walk, o Side Street Project de Los Angeles e na própria CalArts.

Em 2014, foi convidada a assumir a cátedra de cooperação internacional da Universidade Livre de Bruxelas para desenvolver seu trabalho de pesquisa em performance, onde também realizou um projeto de criação em performance no Teatro Nacional em 2016.

Em 2017, está realizando seu pós-doutorado na França (Université d’Aix-Marseille) para desenvolver a plataforma Performers sem Fronteiras e desenvolver projetos de criação eco-poética performática.

É formada como terapeuta de Somatic Experiencing (cura do trauma) e apaixonada pela arte/vida, os humanos, a performance e a pedagogia da performance, os animais, chocolate, as plantas, as diferenças culturais e a aventura da vida e da morte de uma forma geral.