Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / docentes / Paulo Merisio

Paulo Merisio

docente_paulo_merisio

 

Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Artes Cênicas (PPGEAC)

Lotação: Departamento de Ensino do Teatro

 

Cursos em que leciona:
• Licenciatura em Teatro
• Bacharelado em Atuação Cênica
• Mestrado Acadêmico / Doutorado (PPGAC)
• Mestrado Profissional (PPGEAC)

Disciplinas que leciona na graduação:
• Metodologias do Ensino de Teatro
• Interpretação Melodramática

Projeto de pesquisa:
Sentidos do Melodrama – parte 3: um estudo sobre a féerie

 

Currículo Lattes  •    •  Facebook

 

Paulo Merisio é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1987), em Artes Cênicas – habilitação Cenografia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1991); Mestre em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1999) e Doutor em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005). Formado ator pela Escola de Teatro Martins Penna (1993).

Atualmente é professor do Curso de Teatro e dos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas e em Ensino de Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Foi bolsista do Programa Jovens Cientistas do Nosso Estado 2013/ FAPERJ (outubro de 2013 a setembro de 2016). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – PQ 2 (Março de 2010 a Fevereiro de 2016).

Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/ UNIRIO de 2011 a 2013, em que esteve à frente de dois importantes projetos aprovados em 2012 pela Capes: Mestrado Profissional em Ensino de Artes Cênicas e DINTER UNIRIO/UFU.

Coordena o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas e o Laboratório Espaço de Estudos sobre o Cômico (LEEC)/ CLA/ UNIRIO.

Integra o Grupo de Estudos de História e Historiografia do Espetáculo (EHHE), antigo GETC, iniciado em 1996 e coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Processos de Criação no Teatro para a Infância e Juventude (DGP-CNPq).

Realizou pesquisa de pós-doutorado na Université de Paris Ouest / Nanterre, vinculada ao CRILUS, sob a supervisão de Idelette Muzart-Fonseca dos Santos e com Bolsa Capes - BEX 3266/13-3.

Atuou de 2000 a 2009 como professor no Curso de Teatro e de 2009 a 2012 no Mestrado em Artes, da Universidade Federal de Uberlândia.

Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação e Direção Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: interpretação teatral, encenação, teatro infantojuvenil, espaço cênico, melodrama, circo-teatro e teatro popular.

Dirige, desde 2002, o grupo uberlandense Trupe de Truões, no qual foi um dos coordenadores pedagógicos do Ponto de Cultura (MG) Trupe de Truões – 2009-2013, grupo que já obteve vários prêmios em festivais nacionais e participou em 2013 do Circuito SESC/ Palco Giratório (http://www.trupedetruoes.com.br/). No Rio de Janeiro dirige, desde 2011, a Cia. Melodramática do RJ.

Membro do Conselho Administrativo do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude – CBTIJ / desde 2010. Parecerista ad-hoc – Capes, CNPq, FAPERJ, Fapemig, FAPESP.