Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / atuacao / Perfil do egresso

Perfil do egresso

Bacharelado em Atuação Cênica

O formando do Bacharelado em Atuação Cênica estará apto a executar e pensar a atuação cênica no teatro, no cinema, na televisão, no rádio, na publicidade, em espaços cênicos não convencionais, e também em diferentes interfaces dentro de ações na área de comunicação, comércio, indústria, lazer, desenvolvimento social, turismo, saúde, produção de eventos, responsabilidade social e outras. O egresso também estará apto para atuar como artista criador e autônomo na concepção e realização do espetáculo cênico apresentando além de sua técnica especializada, uma postura reflexiva, ética e cidadã. Com base em uma formação prática, técnica, teórica, ética, cultural e artística, o egresso estará apto para exercer, além do ofício de ator, o papel do profissional que se atualiza continuadamente e cria novas possibilidades e espaços de atuação no mercado de trabalho.

 

De acordo com a Resolução nº 4, de 8 de março de 2004, do Conselho Nacional de Educação que aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais da Graduação em Teatro, o curso deve possibilitar a formação que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:

1_Conhecimento da linguagem teatral, suas especificidades e seus desdobramentos, inclusive conceitos e métodos fundamentais à reflexão crítica dos diferentes elementos da linguagem teatral;

2_Conhecimento da história do teatro, da dramaturgia e da literatura dramática;

3_Domínio de códigos e convenções próprios da linguagem cênica na concepção da encenação e da criação do espetáculo teatral;

4_Domínio técnico e expressivo do corpo e da voz visando a atuação cênica;

5_Domínio técnico construtivo na composição dos elementos visuais da cena teatral;

6_Conhecimento de princípios gerais de educação e dos processos pedagógicos referentes à aprendizagem e ao desenvolvimento do ser humano como subsídio para o trabalho educacional direcionado para o teatro e suas diversas manifestações;

7_Capacidade de coordenar o processo educacional de conhecimentos teóricos e práticos sob as linguagens cênica e teatral, no exercício do ensino de Teatro, tanto no âmbito formal como em práticas não-formais de ensino;

8_Capacidade de auto-aprendizado contínuo, exercitando procedimentos de investigação, análise e crítica dos diversos elementos e processos estéticos da arte teatral.

O Bacharelado em Atuação Cênica procura contemplar todas essas competências e habilidades através de sua matriz curricular, onde estão embutidos seus três eixos principais de formação, e também através das atividades de pesquisa, extensão, práticas de atuação e atividades complementares. 

Atuação Cênica (418)

Sobre o curso

Currículo do curso

Eixos de formação

Atividades complementares (ACC)

• • • • • • • • • •

Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Projeto pedagógico

Perfil do egresso

• • • • • • • • • •

Horário 2024.1

Curso antigo (413)

Artes Cênicas - habilitação em Interpretação

Currículo do curso

Programas das disciplinas

Equivalências