Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Cursos de Pós-graduação / Educação Especial

Educação Especial

Departamento de Fundamentos da Educação/CEAD/UNIRIO O programa de Pós-Graduação em Educação Especial tem como objetivo a formação de profissionais capacitados para refletirem criticamente sobre a educação do portador de necessidades especiais no contexto sócio-cultural brasileiro visando sua plena cidadania.

Histórico | Cursos | Objetivos dos curso | Disciplinas Carga Horária | Processo Seletivo |

Histórico

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, especialmente em seu artigo 58, é necessário manter um espaço de formação continuada de profissionais do magistério para a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais na sociedade e na escola.
Neste sentido, a UNIRIO vem atuando na área de Educação Especial desde 1988, seja com a inclusão da disciplina Fundamentos da Educação Especial no Curso de Pedagogia, seja com a oferta de atividades de atualização e de Cursos de Especialização. A partir do edital MEC/01, de 16 de dezembro de 2005, Chamada pública para seleção de pólos municipais de apoio presencial, e de cursos superiores de Instituições Federais de Ensino Superior na modalidade de Educação a Distância para o “Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB”, a UNIRIO propõe o seu primeiro curso de Especialização a Distância na área da Educação Especial. Entende, assim, que se amplia e se democratiza o conhecimento e a atualização sobre a área.

Cursos de Especialização em Educação Especial

Objetivos do Cursos

• Refletir criticamente sobre a educação do portador de necessidades especiais no contexto sócio-cultural brasileiro visando sua plena cidadania.
  • Capacitar, teórica e tecnicamente, os profissionais para atuarem junto aos alunos com necessidades especiais, nas diferentes modalidades de atendimento.
  • Capacitar os profissionais para uma análise crítica dos processos educacionais, de diagnóstico e de encaminhamento.
  • Capacitar os profissionais para avaliarem as necessidades educativas especiais, em cada caso, e elaborarem programas de ensino específicos.

• Fundamentos da Educação Especial - 30 horas
  • Os processos de integração e inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais: políticas e sistemas - 30 horas
  • Metodologia científica e iniciação à pesquisa - 30 horas
  • Aspectos biológicos das deficiências - 45 horas
  • Psicologia do desenvolvimento e da linguagem - 60 horas
  • Processo ensino aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais - 150 horas
  • Práticas de ensino e aprendizagem - 30 horas
  • Monografia - 30 horas

Carga Horária

Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial apresentam estrutura curricular composta por 4 (três) disciplinas básicas e 3 (três) disciplinas específicas que enfatizam os aspectos técnicos e metodológicos de cada deficiência: visual, auditiva e mental; TCC na área específica, totalizando 405 (quatrocentas e cinco) horas, discriminadas detalhadamente no Projeto Pedagógico do Curso.

Processo Seletivo

• A seleção de candidatos aos cursos de Pós-Graduação lato sensu em Educação Especial é feita pela Comissão Examinadora designada pelo Colegiado do Curso.
  • O processo seletivo consiste na análise de currículo.