Você está aqui: Página Inicial / Pesquisa / Projetos de Pesquisa / Cooperação Sul-Sul para o Desenvolvimento

Cooperação Sul-Sul para o Desenvolvimento

Profa. Enara Echart

Este projeto pretende analisar como as estratégias de Cooperação Sul-Sul (CSS) se integram nas agendas de política externa dos países, e se relacionam com os debates sobre modelos e políticas de desenvolvimento, mudando a fisionomia do Sistema Internacional de Cooperação para o Desenvolvimento, tradicionalmente integrado pelos países do Norte, membros do CAD/OCDE. O foco será colocado nas práticas de cooperação sul-sul do Brasil com os países africanos, no campo da alimentação. O Brasil começa a tornar qualitativamente mais densa a sua participação no sistema de cooperação internacional para o desenvolvimento, em áreas das mais diversas, mas com maior destaque para o desenvolvimento agrícola e a alimentação, que está se convertendo em uma referência internacional devido ao relativo êxito de programas internos (como o Bolsa Família e o Fome Zero) e à possibilidade de transferência externa dessas experiências. O governo brasileiro atua em parceria com países em desenvolvimento de diferentes regiões do mundo, sobretudo na região latino-americana e no continente africano. Daí resulta a necessidade de se conhecer mais detalhadamente essa realidade, com um trabalho empírico e a realização de estudos de caso (sobre Guiné-Bissau, Moçambique e Senegal) que permita entender a perspectiva dos diversos atores envolvidos, inclusive a dos atores não governamentais, redes e movimentos sociais, com o intuito de desenvolver eixos estratégicos de pesquisa e de ação política para melhorar o impacto e a coerência das práticas de cooperação sul-sul no desenvolvimento dos países parceiros.

Acesse a página do projeto

Escola de Ciência Política

Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 107 - Botafogo - CEP 22.270-000 - Rio de Janeiro

Telefone: 2286-4258