Você está aqui: Página Inicial / Pesquisa / Grupos de Pesquisa / Estado, grupos econômicos e políticas públicas

Estado, grupos econômicos e políticas públicas

Coordenação: João Roberto Lopes Pinto
Pretendemos investigar e qualificar as relações e conexões entre os grupos privados e o Estado no Brasil contemporâneo. Entender qual é a estrutura de propriedade por traz dos grupos privados que atuam no país; quais são os atores que acumulam maior poder nesta estrutura, e qual a relação entre os mesmos e com o Estado brasileiro. Avaliar a presença de novos grupos privados forjados na última década, fora do contexto das privatizações. Identificar os setores em que os grupos privados concentram sua autuação, investigando novos setores para os quais voltam sua atenção, a exemplo dos serviços públicos. Revisitar e atualizar leituras clássicas sobre a relação entre a burguesia, o empresariado, e o Estado brasileiro, marcadas por análises e conceitos que conferem centralidade e relativa autonomia ao Estado. Além de buscar evidências nas políticas públicas, particularmente no campo das políticas industriais e de desenvolvimento, sobre a natureza da relação entre Estado e grupos econômicos hoje no país.
Escola de Ciência Política

Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 107 - Botafogo - CEP 22.270-000 - Rio de Janeiro

Telefone: 2286-4258

Escola de Ciência Política