Você está aqui: Página Inicial / Pesquisa / Grupos de Pesquisa / CAIPORA - Centro de Análise de Instituições, Políticas e Reflexões da América e da África

Guilherme Simões Reis e Fabricio Pereira da Silva (Coordenadores)

O Centro de Análise de Instituições, Políticas e Reflexões da América e da África - CAIPORA é voltado para uma visão contra-hegemônica da política, sobre a qual se ancoram estudos diversos sobre os dois continentes. O grupo de pesquisa parte da ideia de que as instituições, as políticas públicas, as ações políticas e o pensamento político não são estanques e sim interdependentes, sendo, portanto, mais importante do que isolá-los, abordá-los em uma perspectiva que confronte o senso comum e seja normativamente progressista. Isso pode ser feito tanto por meio da utilização de teorias inovadoras desenvolvidas na própria periferia, como, também, lançando-se mão de marcos teóricos provenientes dos principais centros do capitalismo avançado, mas de modo crítico. Tal empreitada se motiva pelo diagnóstico de que boa parte da produção de ciência política e ciências sociais em geral parte de premissas inadequadas, utiliza dois pesos e duas medidas, não questiona suas bases e reproduz a si mesma de modo a legitimar o status quo. O grupo de pesquisa pretende avançar em duas direções geralmente negligenciadas pelas Ciências Sociais latino-americanas (e brasileiras) de modo geral e pela Ciência Política em particular. Há poucos estudos comparados cotejando América Latina e África, e adicionalmente há um número relativamente pequeno de estudos sobre a África produzidos nas ciências sociais latino-americanas (e nas brasileiras inclusive). Há particularmente poucos estudos sobre temas políticos (Estados, políticas públicas, democracia, partidos, ideias). Espera-se uma pluralidade das temáticas abordadas. Entretanto, alguns temas vêm recebendo maior atenção, entre eles: as instituições da democracia e os debates sobre as relações entre representação e participação e a “qualidade da democracia”; os partidos e suas manifestações contemporâneas, em particular o debate acerca de sua eventual crise enquanto instrumento de mediação; as políticas públicas implementadas por diferentes governos e o impacto que estas sofrem dos posicionamentos ideológicos e da inserção econômica dos respectivos países, com destaque para aquelas mais inovadoras; as possibilidades e dilemas da produção de ideias e de teoria política na periferia global.

Escola de Ciência Política

Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 107 - Botafogo - CEP 22.270-000 - Rio de Janeiro

Telefone: 2286-4258

Escola de Ciência Política