Você está aqui: Página Inicial / Notícias / NOTA DA ESCOLA DE CIÊNCIA POLITICA SOBRE O CRIME POLÍTICO CONTRA OS ALUNOS DA UNIRIO

Na última sexta-feira, alunos do curso de História da Unirio panfletavam apoiando a candidatura de Fernando Haddad à Presidência da República nos arredores da Praça Lauro Müller, na Urca, quando apoiadores do candidato Jair Bolsonaro tentaram intimidá-los com ofensas e gritos de "vai morrer" e expulsá-los dali. Efetivamente, em instantes passaram a agredi-los fisicamente, inclusive com barra de ferro. Um dos estudantes foi atingido com o objeto na cabeça e desmaiou, precisando realizar tomografia e passar a noite em observação no Hospital Souza Aguiar. Proliferam em todo o Brasil ações violentas de ódio por parte de adeptos dessa candidatura, não dissonantes de declarações dadas pelo próprio deputado presidenciável ao longo de sua carreira política. Desta vez a agressão vitimou o corpo discente de nossa universidade. A Escola de Ciência Política da Unirio, que sempre se pautou pela defesa da democracia, da pluralidade de ideias, da liberdade de expressão, dos direitos humanos e pela aversão a todo tipo de opressão, intolerância e utilização de meios violentos para cercear direitos políticos, vem a público, portanto, manifestar indignação e repúdio por esse crime político e salientar a necessidade de que os fatos sejam apurados e que os agressores respondam legalmente. A ECP reitera seu compromisso com a democracia e manifesta solidariedade às vítimas e à totalidade de nossa comunidade acadêmica.

Escola de Ciência Política

Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 107 - Botafogo - CEP 22.270-000 - Rio de Janeiro

E-mail: ccjp@unirio.br

Menu de Navegação