Você está aqui: Página Inicial / Paginas / Perfil docente

Perfil docente

 

 

Ana Flaksman

Possui graduação em Filosofia pelo IFCS/UFRJ (1997), mestrado em Filosofia pela PUC-Rio (2001) e doutorado em Filosofia pela PUC-Rio (2009). Foi professora da UERJ, da PUC-Rio e da FGV. Atualmente é professora adjunta II do DFIL/UNIRIO.

Áreas de atuação: Filosofia Antiga e História da Filosofia, com ênfase nos seguintes temas e autores: compreensões do devir e do conhecimento, recepção dos primeiros filósofos, Heráclito, Platão e Aristóteles.

 

Andréa Bieri

Graduada em Artes Cênicas pela UniRio (1990). Mestre e doutora em filosofia pela PUC-Rio (2002). Foi professora em diversos cursos de graduação da PUC-Rio entre 1995 e 2010 e no curso de Pós graduação lato sensu de Filosofia Contemporânea. Atualmente é professora adjunta do DFIL da UniRio e do Mestrado Profissional em Ensino de Artes Cênicas, na mesma universidade. Possui experiência nas áreas de Filosofia Contemporânea, Teoria do Conhecimento e Estética.

Áreas de atuação: Filosofia Francesa do século XX, Filosofia da Cultura, Estética. Desenvolve pesquisa sobre a mentira e suas variantes na filosofia francesa do século XX. Pertence ao Grupo de Pesquisa Interfaces: técnica, arte e questões ético-políticas na contemporaneidade e ao NuFFC – Núcleo de Filosofia Francesa Contemporânea.

 

Ângela Donini

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (1999), formação em direção cinematográfica pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro (2012), especialização e capacitação técnica em Saúde Coletiva pela Universidade de São Paulo-USP (2001), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC-SP (2003). É doutora em Psicologia Clínica pelo Núcleo de Estudos da Subjetividade da PUC-SP (2010) e pós doutoranda em Medicina Social pela (UERJ).

 

Anna Hartmann Cavalcanti

Possui graduação em História (1986) e mestrado em Filosofia pela PUC-Rio (1991), doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2003), doutorado-sanduíche pela Universität Leipzig (2000) e pós-doutorado em Filosofia pela UFRJ (2006). Atualmente é Professora Adjunta II do DFIL e do Programa de Pós-graduação em Memória Social da UNIRIO. Escreveu: Símbolo e Alegoria: a gênese da concepção de linguagem em Nietzsche (São Paulo, Annablume, 2005) e publicou diversos artigos em revistas especializadas.

Áreas de atuação: Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética e Filosofia contemporânea.

 

Baptiste Noël Auguste Grasset

Possui graduação em Filosofia pela Université de Nantes (1998), mestrado (1999) em Filosofia (Ética, Lógica, Ontologia) e doutorado (2002) em História da Filosofia pela mesma universidade. Atualmente é professor adjunto do DFIL-UNIRIO.

Áreas de atuação: Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia.

 

Charles Feitosa

Doutor em Filosofia pela Universidade de Freiburg i.B./Alemanha, Pós-Doutor em Filosofia pela Universidade de Potsdam/Alemanha. Professor Adjunto do DFIL-UNIRIO e do PPGAC-UNIRIO. Diversos livros e artigos publicados. Autor do livro "Explicando a Filosofia com Arte", Rio de Janeiro, 2004 (Premio Jabuti 2005).

Áreas de atuação: Pesquisas nas áreas de fenomenologia e de estética.

 

Dario Alves Teixeira Filho

Possui graduação (1991), mestrado (1995) e doutorado (2001) em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo realizado parte da pesquisa de doutorado na Universidade de Hamburg (Alemanha) como bolsista do DAAD (1998-1999). Atualmente é professor adjunto do DFIL-UNIRIO.

Áreas de atuação: Fenomenologia, Filosofia da Linguagem e Teoria do Conhecimento.

 

Écio Elvis Pisetta

Graduado em Filosofia pela Universidade São Francisco (1989), mestre (1999) e doutor (2005) em Filosofia pela UFRJ. Atualmente é professor adjunto II no DFIL-UNIRIO, ministrando os cursos de Problemas Metafísicos e Metafísica.

Áreas de atuação: Metafísica, Ciência e tecnologia, epistemologia, fenomenologia, educação, estética, Heidegger e a finitude, Morte e Filosofia.

 

Eduardo Vieira da Cruz

Doutor em Filosofia pela Université Paris IV-Sorbonne (2008), mestre em D. E. A. - Histoire de la Philosophie - Université Paris IV-Sorbonne (1995), mestre em Filosofia pela USP (1993). Graduado em Ciências Biológicas pela UERJ (1981). Pelo DFIL/UNIRIO, ministra cursos de filosofia medieval, epistemologia e introdução à filosofia.

 

Guilherme da Costa Assunção Cecílio

Cursou a graduação em Filosofia (bacharelado e licenciatura) na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde também concluiu o mestrado em Filosofia (PPGLM-UFRJ) e o doutorado em Filosofia (PPGF-UFRJ), este na modalidade sanduíche, com período de pesquisa na Johann Wolfgang von Goethe Universität (Frankfurt am Main).

É professor efetivo de Filosofia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGF-UFRJ). Atua principalmente na área de História da Filosofia Antiga e Metafísica, com ênfase no pensamento de Aristóteles e Platão.

 

Marcelo Senna Guimarães

Graduado em História pela Universidade Federal Fluminense (2008), graduado em Filosofia pela Universidade de Brasília (1995), mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Filosofia e Educação, com ênfase em Ensino de Filosofia.

Áreas de atuação: Filosofia contemporânea, filosofia no ensino médio, escola e formação de professores.

 

Miguel Angel de Barrenechea

Possui Graduação em Filosofia - Universidad Nacional de La Plata (1978), Mestrado (1991) e Doutorado (1998) em Filosofia pela UFRJ.Pós-doutorado em Filosofia pela UERJ (2006). Atualmente é Professor Associado da Unirio, atuando como docente e pesquisador nos Programas de Pós-Graduação em Memória Social e Educação e no DFIL. É Coordenador de Disciplina, bolsista da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (CECIERJ/CEDERJ).

Áreas de atuação: Nietzsche, memória, tragédia, educação, ética e arte.

 

Nilton dos Anjos

Graduado em Filosofia pela UFRJ (1994), mestre (2002) e doutor (2007) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura (UFRJ), doutorado-sanduíche (2006) na Facultad de Filología da Universidad de Salamanca. Realizou duas pesquisas de pós-doutorado junto ao Programa de Ciência da Literatura/UFRJ (2008-2010, FAPERJ; 2011-2012, CNPq), e uma (2009) junto ao Programa de Pós-Graduação em Filología Moderna da Universidad de Salamanca com apoio da Agencia Española de Cooperación al Desarrollo (AECID). Foi professor convidado (2009-2011) do Instituto Teológico Franciscano (ITF) em cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente é professor adjunto do DFIL/Unirio.

Áreas de atuação: cultura ibero-americana, com ênfase em brasileira.

 

Paula Fernandes Lopes.

Possui graduação em Filosofia pela UFRJ (1996), Mestrado em Filosofia pela PUC-Rio (1998) e Doutorado em Filosofia pela UFRJ (2013). Atualmente é professora adjunta do DFIL-UNIRIO. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética Platônica.

Áreas de atuação: ética, metafísica, história da filosofia antiga e filosofia do direito.

 

Paulo Pinheiro

Possui graduação em Comunicação Social pela Faculdade de Comunicação Social da PUC-Rio (1984), mestrado em Filosofia (1990) pela mesma universidade e doutorado em Filosofia Antiga pela Université de Paris I (Pantheon-Sorbonne) (1995). Foi professor da PUC-RJ e da UERJ. Atualmente é professor associado do DFIL-UNIRIO.

Áreas de atuação: Estética e Filosofia Antiga.

 

Pedro Rocha de Oliveira

Graduado em Filosofia pela UERJ (2002), onde desenvolveu pesquisas sobre a metafísica de Spinoza e de Hegel. Mestre em Filosofia pela PUC-Rio (2005), tendo defendido a dissertação "Dialética Negativa como perspectiva para o pensamento", abarcando temas de teoria do conhecimento e pensamento político em Kant, Hegel e Adorno. Doutor em Filosofia também pela PUC-RIO (2009), com a tese "Estetização da Realidade: Ideologia e Arte sob o Capitalismo Tardio". Desenvolveu pesquisa sobre estética modernista e Crítica da Economia Política na Universidade de Manchester, Reino Unido, durante o ano de 2007-2008, sob a orientação de Terry Eagleton. Foi professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Juiz de Fora (2010-2013). É membro do Grupo de Pesquisa Interfaces / UNIRIO. Coautor e coorganizador do livro “Até o último homem: visões cariocas da administração armada da vida social” (Boitempo, 2013).

Áreas de Atuação: A modernização capitalista em crise e suas interpretações psicanalíticas, estéticas, sociológicas e filosóficas. A Escola de Frankfurt. Violência estatal. Crítica da Economia Política. Marx. A formação do Estado Moderno e a ascensão do Capitalismo. Hegel. A Filosofia Política na alvorada da modernidade. Freud. A Teoria Crítica brasileira. Paulo Arantes. Roberto Schwarz.

 

Rodolfo Petrônio da Costa Araújo

Engenheiro Naval pela Escola de Engenharia da UFRJ (1980), Mestre em Filosofia pela UFRJ (2004), Doutor em Filosofia pela PUC-Rio (2008). Também possui Estágio Pós-Doutoral na UERJ (2009-2010).

Áreas de Atuação: Lógica e Ontologia da Natureza

 

Rodrigo Ribeiro Alves Neto

Bacharel e Licenciado em Filosofia (UFRJ - 2000), Mestre (UERJ - 2003) e Doutor (PUC-Rio - 2007) em Filosofia. Professor Adjunto IV do Departamento de Filosofia da UNIRIO e Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFRN. Foi professor do Departamento de Filosofia da UFRN de 2009 a 2012. Líder do Grupo de Pesquisa "Interfaces: técnica, arte e questões ético-políticas no pensamento filosófico" (UNIRIO-CNPq). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIRIO. Membro do Núcleo de Sustentação do Grupo de Trabalho "Filosofia Política Contemporânea" (ANPOF). Membro do Grupo de Trabalho "Heidegger" (ANPOF). Autor de "Alienações do Mundo: uma interpretação da obra de Hannah Arendt" (São Paulo: Edições Loyola, 2009), dentre outros trabalhos e publicações, voltados especialmente para o estudo das obras de Martin Heidegger e Hannah Arendt..

Áreas de Atuação: História da Filosofia, Filosofia Contemporânea, Filosofia Política Contemporânea.

 

Rosana Suarez

Doutora (1997) e Mestre (1991) em Filosofia pela UFRJ; Licenciada em Filosofia pela PUC-Rio (1979). Lecionou na Graduação e Pós-Graduação da PUC-Rio (1998 a 2009). É autora dos seguintes livros: Filosofia e Arte, Ensaios (2013), Nietzsche e a Linguagem (2011), Nietzsche comediante - a filosofia na ótica irreverente de Nietzsche (2007), além de organizadora de Nietzsche e as ciências (2011) e co-autora de Os filósofos e a arte (2010).

Áreas de Atuação: História do Pensamento; Filosofia Moderna e Contemporânea; Filosofia e Linguagem; Estética e Arte Contemporânea; Filosofia da Cultura Brasileira.

 

Rosario Rossano Pecoraro

Possui graduação em Filosofia (1997) pela Università di Salerno (Itália), Mestrado (2002) e Doutorado em Filosofia (2006) pela PUC-Rio e Pós-Doutorado em Filosofia (2013) pela CAPES/PNPD. Ensaísta, tradutor e jornalista publicou vários livros e artigos no Brasil e no exterior (França, Itália, Argentina, Espanha). Atualmente, além professor adjunto do DFIL-UNIRIO, é membro do corpo docente da Scuola di Alta Specializzazione em ADR da ANPAR (Itália), do Programa de Pós-Graduação em Ética e Epistemologia da UFPI e do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Filosofia contemporânea da PUC-Rio.

Áreas de Atuação: Temas, questões e autores do pensamento Moderno e Contemporâneo (principalmente nas áreas de Ética, Filosofia da História e da Política, Estética). Suas pesquisas atuais se concentram nas relações entre Biopolítica, Biotecnologia, Poder e Direito e no conceito de Niilismo.


Samir Haddad

Possui bacharelado, licenciatura, mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência nas áreas de Filosofia Política e Filosofia Contemporânea.

Áreas de atuação: Política, ética, direito, Hannah Arendt e totalitarismo.

 

Vânia Dutra de Azeredo

Doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2003). Fez estágio de estudos na universidade Paris X (1999/2000), frequentou seminário com o professor Dr. Jaques Derridá (EHSS, 2000), fez estágio pós-doutoral na École Normale Superièure Paris (2012) sobre a moral em Nietzsche e estágio pós-doutoral em Ética na Universidade de Caxias do Sul (2015-2018). É assessora científica da Fapesp. Coordena a Coleção Nietzsche em perspectiva (Humanitas (USP)). É membro do GIRN – Groupe International de Recherches sur Nietzsche, do GT Nietzsche da ANPOF e do GEN – Grupo de Estudos Nietzsche. É autora de Nietzsche e a dissolução da moral (2 ed. 2003); Nietzsche e a aurora de uma nova ética (2008); Nietzsche e a condição pós-moderna (2013) e organizadora de outros sete livros, dois deles em conjunto com outros pesquisadores, dentre eles Filosofia e educação no mundo contemporâneo com Alexandre Filordi Carvalho (2016).

Áreas de Atuação: Nietzsche, Ética e Ensino de Filosofia

 

Valéria Cristina Lopes Wilke

Bacharel em Comunicação Social (UFMG) e em Filosofia (UFRJ); licenciada em Filosofia (UFRJ); mestre em Filosofia (UFRJ) e doutora em Ciência da Informação (IBICT/UFF). Participa do Núcleo de Linguagens e Mídias e da linha de pesquisa do DCS Estudos Políticos. Possui experiência em Epistemologia, Teoria do Conhecimento, Pensamento Político, Filosofia e Informação, Filosofia e Cinema.

Áreas de atuação: Texto Fílmico, Educação e Entretenimento; Estado e Informação; Teorias Políticas; Cultura Brasileira; Imagem e conhecimento.