Auditório Paulo Freire

Solicitação de Reparos

Manutenção Predial

Grade de Horários

Você está aqui: Página Inicial / Eventos e Campanhas / Aula inaugural e salto tecnológico

Aula inaugural e salto tecnológico

Aula inaugural do Centro de Ciências Humanas da Unirio, para o segundo semestre de 2017.

Realizamos no dia 15/08/2017, das 14h às 16:30h, a aula inaugural do CCH, para este semestre, no auditório Paulo Freire. Na ocasião recebemos o Prof. Horacio González, a quem o Prof. Javier Lifschitz apresenta no texto que se segue. Foi um esforço conjunto que contou com a intensa cooperação do Prof. Javier, bem como das colegas da coordenação do PPGEDU, Prof. Andréa Fetzner e Maria Fernanda Nunes. O Prof. Horacio, nos brindou com uma palestra a respeito da politica Latino Americana que suscitou a participação da plateia que lotou o auditório. A ele nossa eterna gratidão!

Além destes, assistiram a palestra alunos e professores que receberam o endereço eletrônico por onde transmitimos ao vivo todo o evento.

Tivemos, portanto, dois marcos inaugurais importantes para este centro: a aula inaugural, que pretendemos repetir a cada semestre, e a transmissão online, que passaremos a realizar utilizando os recursos de captação de som e imagem, já disponíveis no auditório e nunca antes utilizados, além do canal de transmissão no youtube exclusivo do CCH. Isto nos permite disponibilizar a íntegra do evento, bastando clicar na imagem do mesmo, com boa qualidade de som e imagem e, ao longo dos próximos anos, acumularmos um portfólio das nossas realizações.

Acreditamos que esta possibilidade ampliará o alcance de nossas iniciativas, fornecendo à sociedade acesso mais fácil e rápido a momentos importantes de diálogo e produção de conhecimento do CCH/UNIRIO. É necessário ressaltar que este salto tecnológico só foi possível com a efetivação do nosso novo técnico de som, o Sr. Davi Schiavini Jardim, a quem deixo nosso reconhecimento sincero!

Convido a todos para assistir o evento na íntegra, ler a apresentação do Prof. Horácio e acessar o texto que ele escreveu após a aula e que está disponível neste link (clique aqui).

Horacio Luis González é um reconhecido intelectual argentino, sociólogo, docente, pesquisador e ensaísta. É professor no campo da Teoria Estética, Pensamento Social Latino-americano e Pensamento Político, em diversas universidades nacionais. Foi professor titular da Universidade de Buenos Aires e Doctor Honoris Causa das Universidades de La Plata e Rosário. Entre os anos de 2005 e 2015 foi diretor da Biblioteca Nacional na Argentina e tem publicado mais de trinta livros de importante  valor sociológico e filosófico, como “La ética picaresca”, “Decorados”, “El filósofo cessante”, “Las multitudes argentinas”, “Restos Pampeanos”, “ Filosofía de la conspiración”, “Cóncavo y convexo. Escritos sobre Spinoza”, “Historia crítica de la sociología argentina”, Retórica y locura. Para una teoría de la cultura argentina”, “Los asaltantes del cielo. Política y emancipación”, “Las hojas de la memoria. Un siglo y medio de periodismo obrero y social”, “El acorazado Potemkin en los mares argentinos”, “Kirchnerismo, una controversia cultural. Buenos Aires”, “Violencia y trabajo en la historia argentina”, Lengua del ultraje. De la generación del 37 a David Viñas”, dentre outros. Foi diretor da revista literária El Ojo Mocho e um dos fundadores do Espacio Carta Aberta, que convoca intelectuais e publico em geral voltado para a debate politico.  No mês de Abril de 2017 foi nomeado pela legislatura portenha Ciudadano Ilustre de la Ciudad de Buenos Aires.

Abraços,

Leonardo Villela de Castro