Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Processo Seletivo para Bolsistas PET-Turismo - Edital Nº 001/2016

Processo Seletivo para Bolsistas PET-Turismo - Edital Nº 001/2016

A tutora do grupo PET- Turismo, por meio da Diretoria de Programas e Atividades Especiais de Ensino de Graduação – DPAE, torna pública a abertura do processo de seleção para bolsistas do PET Turismo.
1. OBJETIVO GERAL
Proporcionar ao corpo discente a oportunidade de participar e de realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão com foco na realidade turística do Estado do Rio de Janeiro, sob acompanhamento docente, a partir do desenvolvimento de atividades de natureza coletiva e interdisciplinar, por meio de novas estratégias e práticas pedagógicas.
2. DAS VAGAS
O presente Edital tem por objetivo selecionar bolsistas para o PET-Turismo.
3. DAS INSCRIÇÕES
3.1 Poderão se candidatar estudantes que atendam aos seguintes pré-requisitos:
3.1.1 Regularmente matriculados em cursos de graduação da UNIRIO
3.1.2 Não ser bolsista de qualquer outro projeto
3.1.3 Apresentar coeficiente de rendimento igual ou superior a 6.0
3.1.4 Ter disponibilidade para dedicar 20 horas semanais ao programa
3.2 As inscrições ocorrerão de acordo com o cronograma anexo a este edital (anexo 1) e serão realizadas somente pelo e-mail turisdata.rj@gmail.com com o envio dos documentos digitalizados em formato PDF.
3.3 No ato da inscrição os candidatos deverão entregar:
3.3.1 Ficha de inscrição preenchida (anexo II)
3.2.2 Histórico acadêmico atualizado
3.3.3 Carta de apresentação com as motivações para candidatura ao PET-Turismo.
4. DA SELEÇÃO
4.1. A seleção dos Bolsistas será realizada pela tutora do PET-Turismo.
4.2 A classificação dos candidatos obedecerá aos seguintes critérios:
4.2.1. Será atribuída uma nota entre 0 (zero) e 10 (dez) para a carta de apresentação.
4.2.2. O CR será considerado como a segunda nota do candidato
4.2.2 A nota final do candidato será a média aritmética das notas obtidas nos itens 4.2.1 e 4.2.2
4.2.3 Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente das notas finais obtidas. Os 3 (três) primeiros colocados serao classificados para bolsa PET, e os demais formarão cadastro de reserva e poderão atuar como voluntários no Programa.
4.2.5. Em caso de empate, serão considerados como critérios de desempate, em ordem de prioridade: CR e matrícula mais antiga.
4.3 Serão desclassificados os candidatos que não cumprirem o item 3 deste edital.
4.4. Caso o candidato não concorde com o resultado do processo de seleção poderá enviar o recurso para o e-mail turisdata.rj@gmail.com, segundo as datas do calendário anexo a este edital.
5. DAS BOLSAS
Cada bolsista fará jus a uma bolsa mensal de valor atual de R$400,00 (quatrocentos reais).
6. DAS ATRIBUIÇÕES DOS BOLSISTAS
I - zelar pela qualidade acadêmica do PET;
II - participar de todas as atividades programadas pelo professor tutor;
III - participar durante a sua permanência no PET em atividades de ensino, pesquisa e extensão;
IV - manter bom rendimento no curso de graduação;
V - contribuir com o processo de formação de seus colegas estudantes da IES, não necessariamente da mesma área de formação, especialmente no ano de ingresso na instituição;
VI - publicar ou apresentar em evento de natureza cientifica um trabalho acadêmico por ano, individualmente ou em grupo;
VII - fazer referência à sua condição de bolsista do PET nas publicações e trabalhos apresentados; e
VIII - cumprir as exigências estabelecidas no Termo de Compromisso.
7. DISPOSIÇÕES FINAIS
7.1 O bolsista poderá ser desligado do PET, mediante aprovação de descumprimento dos termos deste edital, bem como das normas vigentes do programa.
7.2. Casos omissos serão resolvidos pelo CLAAPET
Rio de Janeiro, 03 de março de 2017.
Camila Maria dos Santos Moraes
SIAPE 1817079