SELEÇÃO DE MONITOR PARA HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA 1
SELEÇÃO DE MONITOR P/ HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I
Prof. Coordenador Carlo Romani
Edital http://www.unirio.br/prograd/editais/EditalMonitoria2023.docx1.pdf
Pré-requisitos para inscrição à vaga de monitoria:
1. Estar regularmente matriculado no curso de HISTÓRIA em 2023.1
2. Não ter previsão de encerramento do curso antes de 2023.2 (a vaga é até dezembro de 2023)
3. Já ter cursado a disciplina História Contemporânea I e ter sido aprovado com média final maior ou igual a 7,0
4. Não receber bolsa de outro programa da UNIRIO, exceto auxílios.
5. Ter CR geral mínimo de 6,0
Valor da bolsa: 400 reais (20 horas semanais)
Interessados em concorrer à vaga, enviar nome e no. de matrícula e histórico escolar para análise para o e-mail: carlo.romani@unirio.br (indicar como objeto: monitoria Contemporânea I), até o dia 06/03/2022.
A classificação dos candidatos selecionados que atenderem os pré-requisitos será divulgada com base no CR geral. O primeiro classificado será chamado para uma entrevista para a confirmação da vaga. Caso a vaga não seja ocupada pelo primeiro/a da lista, será chamado o subsequente para entrevista.
Segue resumo do projeto de monitoria para ciência dos possíveis candidatos
PROJETO: Prática de ensino e de pesquisa aplicada ao ensino da História Contemporânea
A iniciativa para este projeto de ensino surgiu de uma demanda vinda dos estudantes das disciplinas de Contemporânea I dos cursos de História e de Museologia da Unirio que perguntavam sobre a possibilidade de realizar atividades de prática de ensino voltadas para essa área. História Contemporânea I é ofertada no 5º período para os cursos de Licenciatura e de Bacharelado em História e para os cursos de Museologia Integral e de Museologia noturno. Trata-se da oferta de duas disciplinas matutinas por semestre e de uma disciplina no curso noturno, em semestres intercalados. Portanto, a disciplina tem uma demanda bastante grande de estudantes (de diferentes cursos da universidade, além dos estudantes de História, também é frequente a presença de estudantes de Museologia, Filosofia e Biblioteconomia) e não dispõe de um elemento de mediação permanente, capaz de compreender as demandas específicas dos diferentes estudantes matriculados e de trabalhar as ideias do curso como uma tutoria junto aos alunos/as. Sentimos, desse modo, a ausência de um elemento que completasse o quadro pedagógico da disciplina com uma atuação de apoio e acompanhamento presencial e que já conhecesse a dinâmica de funcionamento do curso.
Objetivos
Cumprir as funções clássicas de um monitor de disciplina em uma situação de curso oferecido presencialmente. Ou seja, o monitor será o elo físico entre o docente e os alunos. Ciente do plano de ensino proposto e elaborado conjuntamente pela equipe pedagógica, o monitor cumprirá a tarefa de atendimento aos estudantes na elaboração de um trabalho/projeto coletivo (dividido em grupos) de pesquisa para fins didáticos ou de ensino em História Contemporàmea. Por se tratar de uma proposta inicial, ela será elaborada conjuntamente com a monitoria no seu primeiro semestre de trabalho.
Além dessa tarefa, o monitor deve ter a função de esclarecer e tirar dúvidas pertinentes às aulas semanais e assistir o docente na tarefa executória do curso. Após o acompanhamento prévio na elaboração da aula a ser dada e do entendimento das questões fundamentais propostas no conteúdo dessa aula, tanto nos textos trabalhados como nos cadernos didáticos de apoio escritos pelo professor, o monitor poderá esclarecer as dúvidas pertinentes e trazer as demandas dos estudantes para serem assimiladas pela docência da disciplina com intuito de melhorar a aula para os próximos semestres.
Plano de Atividades
Antes do início do semestre letivo:
Reuniões conjuntas presenciais com professor de História Contemporânea I na participação da elaboração do material didático a ser usado nas aulas.
Releitura e revisão do conteúdo apreendido pelo monitor quando de sua passagem pela disciplina de Contemporânea II
Durante o semestre letivo:
O monitor deverá estar presente nos horários definidos para o exercício da monitoria, em sala de aula, e nas atividades a serem desenvolvidas fora do horário de aula.
Reuniões periódicos para avaliação do desempenho do monitor e feedback em relação ao que está sendo trabalhado junto aos alunos/as.
Avaliação ao final do semestre da eficácia da metodologia utilizada.