Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / PPGH / Organização curricular

Organização curricular

A Estrutura Curricular do PPGH organiza-se a partir de uma área de concentração (História Social) com três linhas de pesquisa: Instituições, Poder e Ciências; Cultura, Poder e Representações; e Patrimônio, Ensino de História e Historiografia. O curso de Mestrado prevê a realização de 09 (nove) disciplinas, correspondentes a 26 (vinte e seis) créditos, divididas entre disciplinas formais e seminários. O Doutorado prevê a realização de 11 (onze) disciplinas, correspondentes a 28 créditos, divididas entre disciplinas formais e seminários.

As disciplinas formais articulam-se à área de concentração e às linhas de pesquisa do PPGH.

Os cursos de Mestrado e Doutorado do PPGH estão organizados em torno de 3 (três) linhas curriculares: Fundamentação Teórica e Conceitual; Metodologia e Pesquisa; e Elaboração de Dissertação ou Tese.

A linha curricular de Fundamentação Teórica e Conceitual abrange as disciplinas Teoria da História; Instituições, Poder e Ciências; Cultura, Poder e Representações; Patrimônio, Ensino de História e Historiografia; Tópicos Especiais em Instituições, Poder e Ciências; Tópicos Especiais em Cultura, Poder e Representações; Tópicos Especiais em Patrimônio, Ensino de História e Historiografia, e a Eletiva.

1) A disciplina Teoria da História vale 4 (quatro) créditos, é obrigatória para todos os alunos do curso de Mestrado, independentemente da linha de pesquisa, e para os alunos do curso de Doutorado cujo Mestrado não foi realizado em História, independentemente da instituição de origem.

2) As disciplinas Instituições, Poder e Ciências; Cultura, Poder e Representações; e Patrimônio, Ensino de História e Historiografia valem 4 (quatro) créditos cada uma, e são obrigatórias para os alunos do curso de Mestrado, nas respectivas linhas de pesquisa.

3) As disciplinas Tópicos especiais valem 4 (quatro) créditos cada uma, são optativas para os alunos de Mestrado e de Doutorado, nas respectivas linhas de pesquisa.

4) As disciplinas eletivas devem ser escolhidas pelo aluno sob a supervisão de seu orientador, totalizando um mínimo de 4 (quatro) créditos para o curso de Mestrado e 4 (quatro) créditos para o curso de Doutorado.

5) A linha curricular de Metodologia e Pesquisa abrange as disciplinas Seminário de Pesquisa I e II, no caso do Mestrado, Seminário de Pesquisa I, II, III e IV, no caso do doutorado, que valem 2 (dois) créditos cada uma e estão vinculadas às linhas de pesquisa existentes no Programa. Os alunos do curso de Mestrado deverão, portanto, totalizar 6 (seis) créditos em Seminários de Pesquisa, e os alunos do curso de Doutorado deverão totalizar 8 (oito) créditos em Seminários de Pesquisa.

6) A linha curricular de Elaboração de Dissertação ou Tese é composta pelas disciplinas Seminário de Dissertação I e Seminário de Dissertação II, para o curso de Mestrado, e pelas disciplinas Seminário de Tese I, Seminário de Tese II, Seminário de Tese III e Seminário de Tese IV, para o curso de Doutorado, que estão vinculadas às linhas de pesquisa existentes no Programa. Os Seminários de Dissertação ou Tese compreendem as etapas de elaboração e consolidação da Dissertação ou Tese, e cada uma das disciplinas dessa linha curricular vale 2 (dois) créditos. Os alunos do curso de Mestrado deverão totalizar 4 (quatro) créditos, e os alunos do curso de Doutorado deverão totalizar 8 (oito) créditos.

7) Todos os alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado devem realizar estágio docência, com duração de um semestre. O estágio deve ser realizado no segundo ou no terceiro semestre do curso. A supervisão e o acompanhamento das atividades devem ser feitos pelo orientador.

Para a obtenção do grau de mestre em História o aluno deve integralizar o mínimo de 38 (trinta e oito) créditos, considerando sua vinculação a uma das linhas de pesquisa do Programa, obtidos conforme segue: Fundamentação Teórica e Conceitual = 16 créditos; Metodologia e Pesquisa = 06 créditos; Elaboração de Dissertação = 04 créditos ; Estágio docência = 02 créditos; Exame de Qualificação = 05 créditos; Defesa da Dissertação = 05 créditos.

Para a obtenção do grau de doutor em História, o aluno deve integralizar o mínimo de 60 (sessenta) créditos, considerando sua vinculação a uma das linhas de pesquisa do Programa, obtidos conforme segue: Fundamentação Teórica e Conceitual = 12 créditos; Metodologia e Pesquisa = 08 créditos; Elaboração de Tese = 08 créditos; Estágio docência = 02 créditos; Exame de Qualificação = 15 créditos; Defesa da Tese = 15 créditos.