Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / PPGH / Angela Maria de Castro Gomes

Angela Maria de Castro Gomes

cvlattes Currículo Lattes

Professora Visitante Nacional Sênior da Unirio

Angela

Formação:

• Graduação em História pela UFF; Doutorado e Mestrado em Ciência Política pelo IUPERJ; Pós-Doutorado no Ceis-20 da Universidade de Coimbra; Professora Titular de História do Brasil da Universidade Federal Fluminense

Áreas de atuação e pesquisa:

• Ensino de história; História do Brasil republicano; História Social do trabalho

Projeto de pesquisa em curso:

• Título: Intelectuais mediadores, práticas culturais e divulgação do conhecimento histórico no Brasil

Este projeto tem como objetivo de fundo investigar o processo de constituição do campo de estudos de História do Brasil, recortando o período que vai da última década do século XIX até a primeira metade do século XX, considerado estratégico, tanto para a constituição de uma história “erudita” (científica ou savante), como para a conformação de uma história “ensinável”, ou seja, acessível e disponível a um grande público leitor, infantil ou adulto. Nele desejo estabelecer as conexões entre as características que se iam traçando para essa História “moderna” e as concepções e práticas para seu ensino, trabalhando com as trajetórias de dois intelectuais: Viriato Corrêa e Paulo Setúbal. Esses intelectuais foram escolhidos por serem paradigmáticos em suas ações como mediadores culturais voltados para o ensino de história. Durante décadas testaram mídias as mais variadas, como artigos de jornal e revistas, peças de teatro, romances e crônicas históricas, programas de rádio, além de livros escolares. Outra linha seguida no projeto foi a que visou estabelecer aproximações entre as experiências de mediação cultural e circulação e usos da história, no Brasil e em Portugal. Nesse caso, uma intelectual republicana portuguesa (Ana de Castro Osório) é especialmente interessante, por sua atividade como editora, tradutora e autora de literatura infantil, sobretudo pelo fato de ter vários livros adotados no Brasil entre as décadas de 1900 a 1920. Dessa forma, a categoria de mediador cultural e as práticas de mediação político-culturais são uma preocupação teórica central do projeto, que pretende investir em sua melhor qualificação, trabalhando em interlocução com outros pesquisadores de história dos intelectuais, de história da educação e de história das ciências.

Principais publicações:

Livros:

Capítulos de livros:

• GOMES, Angela de Castro. “A grande aliança de Ana de Castro Osório: um projeto político-pedagógico luso-brasileiro”. In: MAGALHÃES, Marcelo; ROCHA, Helenice; RIBEIRO, Jayme F.; CIAMBARELA, Alessandra (orgs). Ensino de História: usos do passado, memória e mídia. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2014, p. 79-112.
  • GOMES, Angela de Castro. “O contexto historiográfico de criação do Museu Histórico Nacional: cientificidade e patriotismo na narrativa da história nacional”. In: MAGALHÃES, Aline Montenegro; BEZERRA, Rafael Zamorano (orgs) 90 anos do Museu Histórico Nacional em debate (1922- 2012). Rio de Janeiro: MHN, 2014, p. 14-30.
  • GOMES, Angela de Castro. “A apropriação de O século do corporativismo, de Michael Manoilesco, no Brasil de Vargas (1930/40)". In: Sujeitos na história: perspectivas e abordagens. Niterói: Ed. UFF, Ebook, 2014.

Artigos de periódicos científicos: