Você está aqui: Página Inicial / Notícias / NOTA DE PESAR DA ESCOLA DE HISTÓRIA/PPGH - UNIRIO

NOTA DE PESAR DA ESCOLA DE HISTÓRIA/PPGH - UNIRIO

É com enorme tristeza e pesar que comunicamos o falecimento do nosso querido amigo e colega Ricardo Henrique Salles.

Ricardo teve uma trajetória tão incomum quanto brilhante. Entrou na vida acadêmica após participar intensamente da resistência contra a ditadura militar nos anos 1970 e 1980.

Ao ingressar na pós-graduação em História na UFF, já havia publicado dois livros autorais que marcaram a historiografia brasileira: Guerra do Paraguai: escravidão e cidadania na formação do Exército (1990) e Nostalgia Imperial: a formação da identidade nacional no Brasil do Segundo Reinado (1996).

Ricardo ainda publicou três livros autorais: Joaquim Nabuco: um pensador do Império (2002), produto de sua tese de doutorado; Guerra do Paraguai: memórias & imagens (2003) e O Vale era o escravo. Vassouras, século XIX. Senhores e escravos no coração do Império (2006). 

Desde então, vinha se dedicando a estudar e a discutir o conceito de Segunda Escravidão no Brasil. Agregador e generoso, Ricardo construiu parcerias sólidas ao longo de sua trajetória intelectual. Organizou seminários e coletâneas, liderou os grupos de pesquisa “Gramsci e a Modernidade” e “O Império do Brasil e a segunda escravidão” e orientou inúmeros alunos na graduação e na pós-graduação.

Professor do Departamento de História da UNIRIO desde 2002, Ricardo participou intensamente da estruturação da Escola de História e da consolidação de nosso Programa de Pós-Graduação. Nossa instituição perde um professor dedicado, um colega extraordinário, bem-humorado e sempre disposto a enfrentar as discussões coletivas com delicadeza, grandeza e galhardia. Nós perdemos um amigo muito querido. O Brasil perde um intelectual antenado com as grandes questões do seu tempo.

Ricardo Henrique Salles já está fazendo muita falta!