Você está aqui: Página Inicial / Notícias

Notícias

Notícias do site

Classificação final do Processo de Seleção de Candidatos da Chamada Pública para o Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) do Programa de Pós-graduação em História da UNIRIO

CLASSIFICAÇÃO FINAL - PNPD 2019 - PPGH/UNIRIO

ATA DA COMISSÃO - RESULTADO FINAL

Aos treze dias do mês de março de dois mil e dezenove, reuniu-se a Comissão Examinadora formada pelos Professores Anderson José Machado de Oliveira, Angela Maria de Castro Gomes e Lucia Grinberg para deliberar sobre a classificação final do processo de seleção de candidatos para a Chamada Pública para o Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) do Programa de Pós-graduação em História da UNIRO. Considerando os critérios de seleção, ART. 8º  da Chamada Pública, a Comissão estabeleceu os seguintes pesos: Adequação do Projeto de Pesquisa às linhas do PPGH (peso 3); Adequação dos planos de trabalho com atividades de ensino e pesquisa, bem como com o programas das duas disciplinas obrigatórias da graduação (peso 3); Produção acadêmica (peso 2); Desempenho na entrevista (peso 2). Após a realização das entrevistas, a Comissão atribuiu as notas, estabelecendo a seguinte classificação:

1º - Nathália Sanglard de Almeida Nogueira (9,5);

2º - Pedro Ivo Dias Tanagino (9,0);

3º - Gabriel Aladrén (8,5);

4º Lívia Nascimento Monteiro (8,3);

5º - Regina Carvalho Ribeiro da Costa (8,0);

6º - Natália Batista Peçanha (7,5);

7º - Filipe Pinto Monteiro (7,2);

8º - Johana Gregoria Padra Merchán (7,0).

Anderson José Machado de Oliveira - Coordenador do PPGH

HORÁRIO DAS ENTREVISTAS - EDITAL PNPD - SELEÇÃO 2019

As entrevistas para o processo seletivo do Edital PNPD - 2019 do Programa de Pós-graduação em História da UNIRIO ocorrerão no dia 13/03/2019 na sala 207 do Prédio José de Anchieta, Avenida Pasteur 458.

Chamada Pública - Seleção de candidatos ao Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) torna pública, para conhecimento dos interessados os procedimentos e prazos para inscrição e seleção de candidatos ao Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD de acordo com a Portaria CAPES n. 086 de 03 de julho de 2013.

Edital da Chamada Pública - Seleção de candidatos ao Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) torna pública, para conhecimento dos interessados os procedimentos e prazos para inscrição e seleção de candidatos ao Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD de acordo com a Portaria CAPES n. 086 de 03 de julho de 2013.

ART. 1° – São objetivos da Seleção PNPD:

a) Promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio pós- doutoral estimulando sua integração nos projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do PPGH.

ART. 2º. Requisitos e atribuições dos candidatos e bolsistas:

§ 1º. Possuir o título de doutor obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá ter sido revalidado no Brasil.

§ 2º. Currículo LATTES atualizado ou, se estrangeiro, currículo com histórico de publicação de trabalhos científicos e/ou prêmios de mérito acadêmicos.

§ 3º. Não ser aposentado ou estar em situação equiparada.

ART. 3°: Modalidades de candidatura e sua destinação: O PPGH foi contemplado com uma cota de bolsa a ser atribuída ao candidato que se enquadrar em uma das seguintes modalidades:

a) Ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem

vínculo empregatício;

b) Ser estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício.

§ 1º O candidato estrangeiro residente no exterior deverá comprovar endereço residencial no exterior no momento da submissão da candidatura.

ART. 4º. Do bolsista exige-se:

1. Relatório de atividades anual a ser aprovado pelo PPGH e encaminhar relatório

final em até 60 (sessenta) dias após o encerramento da bolsa;

2. Dedicar-se às atividades do projeto;

3. Realizar atividades acadêmicas no âmbito da Graduação.

ART. 5° - Duração da bolsa:

§ 1º. Para os bolsistas aprovados nas modalidades “a” e “b” do art.3o, o período de duração da bolsa será de 12 (doze) meses, podendo ser renovada anualmente até atingir o limite máximo de 60 (sessenta) meses.

§ 2º. É vedado o acúmulo da percepção de bolsa com qualquer modalidade de bolsa de outro programa da CAPES, de outra agência de fomento pública, nacional ou internacional, empresa pública ou privada, ou ainda com exercício profissional remunerado.

ART. 6° - Valores da bolsa e custeio:

A bolsa PNPD/CAPES engloba dois aportes financeiros distintos: a bolsa mensal e o pagamento de recursos de custeio anual. A bolsa mensal consiste no pagamento de mensalidades de R$ 4.100,00 diretamente ao bolsista.

§ 1º. O aporte anual de recursos de custeio será iniciado no ano de 2019, em data a ser posteriormente divulgada pela CAPES. Essa verba destina-se a subsidiar atividades de pesquisa do bolsista, tais como a sua participação em eventos como congressos, encontros e simpósios. O repasse dos recursos de custeio e as normas de sua utilização acompanham o programa de fomento ao qual o PPG está vinculado.

ART. 7°. Da Inscrição

§ 1º. A inscrição deverá ser proposta e encaminhada por um docente credenciado no PPGH, na condição de supervisor.

1. Material para inscrição a ser entregue na secretaria do PPGH impresso:

Ficha de inscrição (anexo I); Carta de apresentação de Professor do PPGH-UNIRIO expressando acordo em supervisionar o candidato; Projeto de pesquisa original a ser desenvolvido junto a uma das linhas de pesquisa do PPGH; Plano de trabalho para um ano com detalhamento das atividades acadêmicas, contendo os programas das disciplinas obrigatórias da graduação História do Brasil II (século XIX) e História do Brasil III (Primeira República), nas quais o bolsista preferencialmente atuará; cópia escaneada do diploma de doutorado, da declaração de conclusão do doutorado ou da ata de defesa da tese (serão aceitos diplomas emitidos no exterior de acordo com o exposto no ART. 2° § 1); Curriculum Lattes atualizado para os brasileiros ou Currículo Vitae no formato descrito no Art. 2° § 2 para os candidatos estrangeiros; comprovante de residência no exterior (no caso de estrangeiro residente fora do país).

ART. 8° - Critérios de seleção:

1. Adequação do projeto de pesquisa às linhas do PPGH;

2. Adequação do Plano de Trabalho com atividades de ensino e pesquisa, bem

como com os programas das duas disciplinas obrigatórias da graduação;

3. Produção acadêmica nos últimos três anos;

4. Desempenho em entrevista a ser realizada presencialmente ou via Skype no caso

de candidatos estrangeiros.

§ 1º. – A inscrição e a seleção dos candidatos serão realizadas conforme calendário abaixo: 

INSCRIÇÃO E ENTREGA DOS DOCUMENTOS PREVISTOS NESTE EDITAL

De 25 a 27 de fevereiro de 2019 (presenciais na secretaria do PPGH ou postadas por Sedex até o dia 27 de fevereiro) das 10:00h às 15:00h. 

ENTREVISTAS: Dias 12 e 13 de março de 2019

RESULTADO DA AVALIAÇÃO: Dia 14 de março de 2019

A secretaria do PPGH localiza-se na Av. Pasteur, 458 – Urca – Prédio José de Anchieta, sala 218. A postagem por Sedex deverá ser endereçada: Ao Programa de Pós-Graduação em História - CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - Avenida Pasteur, 458 – Urca. CEP 22.290-240 – Rio de Janeiro – RJ.

 

Prof. Dr. Anderson José Machado de Oliveira

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da UNIRIO

Resultado das prova de compreensão em língua estrangeira - Processo Seletivo Discente 2019

Doutorado e Mestrado

Resultado das provas de compreensão de língua estrangeira - Processo Seletivo Discente 2019:

Doutorado

Mestrado

Moçao de apoio da UERJ

MOÇÂO DE APOIO AOS ALUNOS E PROFESSORES DA ESCOLA DE HISTÓRIA DA UNIRIO

Diante dos acontecimentos tornados públicos relativamente ao dia 19 de outubro, em que
alunos da Escola de História da UNIRIO (RJ) foram violentamente atacados - tanto em sua
integridade física quanto em seu exercício de cidadania, na panfletagem em apoio a um
candidato no pleito eleitoral - o Colegiado do Departamento de Ciências Humanas e o
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em História Social da UERJ manifestam seu apoio aos
alunos e endossam a Nota publicada por seus professores da Escola de História. Exigimos
a garantia - por parte das autoridades constituídas - da segurança necessária em espaços
públicos para o livre exercício da cidadania, com defesa dos direitos civis e políticos de todos, da
Constituição e do Estado de Direito, em nome da preservação da democracia duramente
conquistada no Brasil, nas últimas décadas.

Colegiado do DCH e do PPGHS UERJ

22/10/2018

Nota da Escola de História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Nota da Escola de História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Por volta das 16 horas do dia 19 de outubro de 2018, alunos do curso de História da UNIRIO confraternizavam em um bar na Urca, junto à Praça Lauro Muller, quando um deles decidiu distribuir panfletos do candidato presidencial Fernando Haddad. Ao som de “vai morrer, vai morrer!”, ele foi violentamente atacado por um grupo que manifestava preferência por Jair Bolsonaro. Seus colegas tentaram, em vão, protegê-lo, e um deles acabou atingido por uma barra de ferro, sendo obrigado a passar a noite em observação no Hospital Souza Aguiar. Esse não é um fato isolado. O discurso de ódio propalado na atual campanha eleitoral  tem autorizado atos de violência no Brasil inteiro, que já resultaram em ao menos uma morte, a do mestre de capoeira Moa do Katendê. Agora, nossos alunos foram o alvo.  

Os professores desta Escola vêm a público manifestar irrestrita solidariedade a eles e seus familiares, exigir das autoridades a garantia da segurança em espaços públicos para o livre exercício da cidadania e defender, sem transigências ou concessões, os direitos civis e políticos de todos, assim como a convivência democrática, a Constituição e o Estado de Direito.

Homologação das Inscrições dos Processos Seletivos Discentes Mestrado e Doutorado 2019

Publicados os resultados das homologações dos Processos Seletivos Discentes Mestrado e Doutorado.

TRAGÉDIA NO MUSEU NACIONAL

A ESCOLA DE HISTÓRIA ESTÁ DE LUTO!

A ESCOLA DE HISTÓRIA ESTÁ DE LUTO! Convidamos toda a comunidade acadêmica a vir de preto nesta segunda-feira à universidade. Recomendamos aos docentes que não suspenderem suas aulas que não computem faltas ou façam avaliações no dia de hoje 03/09.
Convidamos toda a comunidade acadêmica a manifestar sua indignação nos dois atos previstos para hoje dia 03/09: às 9 horas no Museu Nacional e às 16 horas na Cinelândia. Segue mensagem da Decania do CCH: http://www.unirio.br/cch/informes/luto-pelo-museu-nacional

Instituições federais de educação do Rio de Janeiro mantêm suspensão das atividades letivas até dia 2 de junho

por Comunicacao UNIRIO publicado 28/05/2018 16h57, última modificação 28/05/2018 16h57

Os dirigentes do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), Instituto Federal Fluminense (IFF), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Colégio Pedro II (CPII), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), comunicam que estão suspensas as atividades letivas (Graduação, pós-graduação e educação básica) em todos os seus campi até o dia 02 de junho de 2018.

A decisão foi motivada pelos desdobramentos da greve dos caminhoneiros e seus impactos no cenário nacional, que afetam o abastecimento de combustível e provocam problemas na locomoção e segurança de nossos estudantes, servidores e demais trabalhadores. Os dirigentes reafirmam, ainda, a importância da Petrobras como empresa comprometida com o interesse público e voltada para o desenvolvimento socioeconômico do país e o compromisso das instituições com os fundamentos do Estado democrático.

Os serviços essenciais administrativos, concursos públicos e de atendimento à população, em especial, hospitalares, serão mantidos, de acordo com o planejamento organizado por cada instituição.

Estudantes e servidores deverão ficar atentos a novos comunicados publicados nas páginas oficiais das Instituições, após reavaliação do cenário, até o final da semana.

Prof. Carlos Henrique Figueiredo Alves - CEFET

Prof. Jefferson Manhães – IFF

Prof. Rafael AlmadaIFRJ

Pro. Oscar Halac – CP II

Prof. Sydney Luiz de Matos Mello – UFF

Prof. Roberto Leher - UFRJ

Prof. Ricardo Luiz Louro Berbara – UFRRJ

Prof. Luiz Pedro San Gil Jutuca – UNIRIO

ATO DA REITORIA SUSPENDE ATIVIDADES DIA 28/05

Atenção, comunidade acadêmica, em nota oficial a Reitoria suspendeu as atividades da graduação e da pós-graduação na segunda-feira dia 28 de mai. Segue notícia:

Autoavalição dos cursos de Licenciatura e Bacharelado.

CIAC 2017 - Autoavaliação dos cursos PRESENCIAIS de Bacharelado e Licenciatura da Escola de História
Formulários abertos até 9 de abril

Licenciatura: https://docs.google.com/…/1FAIpQLSdMVefqjWTj3NhwE…/viewform…

Aula Inaugural da UNIRIO dia 21/03 10 horas

CONVITE PARA AS AULAS INAUGURAIS - 2018
Os programas de pós-graduação em História das universidades federais do Rio de Janeiro convidam seus alunos de graduação e pós-graduação, professores e demais membros da comunidade acadêmica para as aulas inaugurais:


Dia 21 de março, quarta-feira, às 10:00, aula inaugural do Programa de Pós-graduação em História e da Escola de História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO:
Como analisar o passado em narrativas audiovisuais?
Profa. Dra. Mônica Almeida Kornis, Doutora em Artes pela USP
Dia 28 de março, quarta-feira, às 18:00, aula inaugural do Instituto de História e do Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ:
As batalhas da memória sobre a ditadura brasileira (1964-1985)
Profa. Dra. Dulce Chaves Pandolfi, Doutora em História pela UFF
Dia 28 de março, quarta-feira, às 18:00, aula inaugural do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ:
História como espaço de ponderação?
Profa. Dra. Verena Alberti, Doutora em Literatura pela Universitat Gesamthochschule Siegen, Alemanha
Dia 4 de abril, quarta-feira, às 15:00, aula inaugural do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense, com o apoio do Programa de Pós-graduação em História da UFF e da ANPUH-Rio:
Profa. Dra. Luciana Quillet Heymann, Doutora em Sociologia pelo IUPERJ.


Os eventos homenageiam as trajetórias acadêmicas e profissionais das professoras recentemente demitidas pelo CPDOC e demonstram preocupação com o futuro do CPDOC, centro de pesquisa extremamente relevante para o campo historiográfico brasileiro.
Locais dos eventos:
UNIRIO: Auditório Paulo Freire, Avenida Pasteur, 458, Prédio do CCH, Urca – Rio de Janeiro/RJ.
UFRJ: Salão Nobre, Largo de São Francisco de Paula, nº 1, 2º andar, Centro – Rio de Janeiro/RJ.
UFRRJ: Auditório do PAT, BR-465, Km 7, Pavilhão de Aulas Teóricas, Seropédica/RJ.
UFF: Sala 1 da pós, 5º andar, Bloco O, Campus do Gragoatá – Niterói/RJ.

Boas Vindas aos novos ingressantes: Início Aula Graduação

A Escola de História dá as boas vindas aos novos estudantes que ingressaram via SISU e informa que as aulas do primeiro período iniciam em 12 de março a partir das 9 horas no prédio do CCH, sala 211, Av. Pasteur, 458

Convite da Reitoria para recepção de ingressantes

Recepção 2018.1

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, por meio da Comissão Organizadora da Recepção dos Ingressantes do primeiro semestre de 2018, tem o prazer de informar o acolhimento dos estudantes e a apresentação da Universidade para o dia 07 de março de 2018.
A Recepção dos Ingressantes ocorrerá no período matutino, de 10h as 12h, no auditório Vera Janacopolus, e no período noturno, de 18h as 20h, no auditório Tércio Pacitti do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas.
Tal iniciativa tem como objetivos, além de receber os estudantes, fortalecer o vínculo entre os docentes e discentes dos cursos, promover o engajamento na vida acadêmica e apresentar a estrutura da Universidade.
Consideramos essencial esse acolhimento para o êxito na vida cotidiana dos indivíduos, relações interpessoais e bom desempenho acadêmico, bem como os seus efeitos positivos para a Universidade e, em especial, na realidade brasileira.

Comissão Organizadora da Recepção dos Ingressantes 2018.1

PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS

Processo seletivo de Doutorado: Local de realização das provas de línguas estrangeiras

As provas de línguas estrangeiras do processo seletivo de Doutorado serão realizadas às 09:00 do dia 01/12/2017 na sala Multimídia, localizada no térreo do Prédio José de Anchieta do CCH,

Local de realização da prova de línguas estrangeiras: processo seletivo de mestrado

A prova de línguas estrangeiras do processo seletivo de mestrado, a ocorrer no dia 24/11/2017, sexta-feira, às 09:00, será realizada na Sala Multimídia, localizada no térreo do Prédio José de Anchieta do CCH,

É permitido o uso de qualquer tipo de dicionário durante a prova.

Horário da apresentação dos recursos

Conforme anunciado no dia da realização da prova escrita, os recursos dos resultados da prova escrita devem ser apresentados na secretaria do PPGH entre 11:00 e 17:00.

Chamada para Professor Visitante ou Pesquisador Visitante Estrangeiro

Chamada para Professor Visitante ou Pesquisador Visitante Estrangeiro

Está aberto o processo seletivo simplificado para três vagas de professor visitante ou pesquisador estrangeiro Sênior, para o Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) e para o Programa de Pós-Graduação em História (PPGH). Confiram os programas e suas linhas de pesquisa nas páginas:

http://www.unirio.br/cch/escoladehistoria/pos-graduacao/profhistoria/mestrado-profissional-em-ensino-de-historia-profhistoria

http://www.unirio.br/cch/escoladehistoria/pos-graduacao/ppgh/programa-de-pos-graduacao-em-historia

Os candidatos devem se inscrever, de preferência, na Secretaria do PPGH, ou pelo email ppgh@unirio.br, até as 12h, do dia 06 de outubro de 2017.

Para maiores informações, ver anexo do Edital n.345. de 30/08/2017 - UNIRIO

O formulário para inscrição pode ser acessado aqui

Horário de funcionamento da Secretaria do PPGH: de segunda a sexta, das 11h às 17h

Endereço: Av. Pasteur, 458, Prédio Padre José de Anchieta, sala 218. Urca. 

Convocação para Colação de Grau.

Convocamos para a cerimônia de colação de grau a ser realizada no dia 14 de setembro de 2017, às 10 horas, na sala de defesas do PPGH, no 2º andar do Prédio Padre Anchieta os alunos e alunas relacionados a seguir

Alexsandro Pizziolo Ribeiro Junior 20142313203 Licenciatura
Anderson Rodrigues Silva 20121313021 Licenciatura
Andréia Tamanini de Araujo 20122313656 Licenciatura
Fernando Jorge Coelho da Motta 20102313029 Licenciatura
Hanna Halm 20111313013 Licenciatura
Mariana da Silva Fonseca 20152313202 Licenciatura
Rosana Cristina Rodrigues da Silva 20122313657 Licenciatura
Ana Luiza Carneiro 20112313021 Licenciatura
Bernardo Smith B. Reis Carvalho 20112312001 Bacharelado
Emidio Fernando Lopes 20142312201 Bacharelado
João Pedro Dias Lima 20131312011 Bacharelado
Leonardo Barroso Dias da Rocha 20121312024 Bacharelado
Sara Evelyn de Oliveira F. Machado 20112312013 Bacharelado
Sue Anne Gomes Mousovich 20132312015 Bacharelado

14/08 Início das aulas - quadro com salas de aula graduação 2017.2

O início das aulas será dia 14 de agosto conforme calendário acadêmico. Os ingressantes neste semestre serão recepcionados na sala 211 do CCH a partir das 9 horas. Segue em anexo quadro de salas de aula simplificado para conferência.

quadro de horário

NOTA DE APOIO À UERJ

As professoras e os professores do Departamento de História da UNIRIO abaixo assinados manifestam solidariedade aos colegas docentes, estudantes, funcionários, trabalhadores terceirizados e toda a comunidade envolvida e representada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, que vive a presente situação de degradação, com salários atrasados, bolsas não pagas, verbas para a manutenção da Universidade não repassadas.

            A UERJ tem um histórico de políticas de inclusão e de forte envolvimento com a sociedade, assim como de qualidade e compromisso com o desenvolvimento científico no Brasil, reconhecidos internacionalmente. As políticas deliberadas de sucateamento e de destruição desse patrimônio da sociedade carioca e brasileira não podem continuar.

            É preciso que toda a sociedade se mobilize em defesa da UERJ, assim como em defesa da UEZO, UENF e do sistema FAETEC, manifestando-se e acionando as diferentes associações representativas e instituições em seus apoios.

O colegiado de professores e professoras do Departamento de História subscrevem esta nota

Concurso para Professor Adjunto de História do Brasil I: Edital e Programa

Por ordem da Chefe de Departamento, Professora Dra. Maria Isabel de Siqueira, seguem aqui publicados arquivos com o Edital e o Programa para o Concurso para Professor Adjunto em História do Brasil I.

Edital

Programa




Resultado do Recurso da Prova Escrita do Processo Seletivo - História Militar Brasileira

Resultado do Recurso da Prova Escrita do Processo Seletivo - História Militar Brasileira

Plano de gestão 2017-2021

Plano de gestão para a candidatura à Escola de História, período 2017-2021.

Candidato a diretor: Prof. Dr. Carlo Maurizio Romani

Candidata à vice-diretora: Profa. Dra. Claudia Regina Andrade dos Santos

Retificação de sala - Moderna I

A disciplina História Moderna I com a profa. Claudia Santos será oferecida na sala 204 do prédio antigo do CCET.

Retificação de salas na grade horária

A grade horária das disciplinas para a graduação 2017.1 foi atualizada com a localização final das seguintes disciplinas: 

Segunda de manhã:
História da África (Keila Grinberg) - Multimídia
Seminário de Pesquisa em Ensino de História (Marcelo Magalhães) - sala 212 do prédio velho do CCET

Segunda de tarde:
Tópicos em História do Brasil (Conceição Pires) - sala 307 CCH

Seminário de Pesquisa em História Medieval (Miriam Coser) - sala 214 CCH

Terça de manhã:
Memória, Cultura e Sociedade (Icléia Thiesen) - sala 301N (prédio novo CCET)

Quarta de manhã
Seminário de Pesquisa em Patrimônio Histórico Brasileiro (Anita Almeida) - sala 306 CCH
História e Documento (Icléia Thiesen) - 314 CCH

Missa de sétimo dia do professor Paulo Cavalcante

Será realizada na próxima quinta-feira, dia 23 de março, às 19h, a missa de sétimo dia do professor Paulo Cavalcante de Oliveira Júnior. A cerimônia religiosa ocorrerá na Igreja do Divino Espírito Santo e São João Batista, localizada à Rua Felipe Camarão, 12 – Vila Isabel, no início do Boulevard 28 de setembro, pista da direita, próximo à Uerj.

Na sexta-feira, dia 24 de março, às 15h, será realizada uma missa em sua homenagem na Capela Nossa Senhora da Conceição, no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), situado na Rua Mariz e Barros, 755 – Maracanã (entrada pela Avenida Heitor Beltrão, nos fundos do hospital).

 

(Fonte: http://www.unirio.br/news/missa-de-setimo-dia-do-professor-paulo-cavalcante)

Nota de falecimento e pesar

Prezadas e prezados colegas,

prezadas e prezados alunos,
É com profunda tristeza e consternação que a Escola de História comunica o falecimento do nosso colega, amigo e professor Paulo Cavalcante de Oliveira Júnior, ocorrido no início desta noite de sexta-feira, 17 de março de 2017.
O sepultamento será neste domingo, dia 19 de março, às 10h, no Cemitério do Caju.

Concurso de História/ Mundo Contemporâneo: Dia, horário e local da divulgação do resultado final

O resultado final do concurso público de História/ Mundo Contemporâneo será divulgado no dia 17 de março de 2017, sexta-feira, às 17:00, na Sala de Defesas (207) do PPGH, localizada no Prédio José de Anchieta do Centro de Ciências Humanas (CCH) da UNIRIO, Av. Pasteur, 458.

 

Recepção aos calouros 2017.1

A recepção dos calouros em 13/03/17 vai ocorrer normalmente às 8h no prédio do CCH (sala 210), localizado na Av. Pasteur 458.

Início das aulas 2017.1

Devido a problemas com a alocação das salas de aula, o início das atividades letivas será na quarta-feira, dia 15 de março.

Chamada para artigos - revista Revista M. Estudos sobre a morte, os mortos e o morrer.

CHAMADA PARA ARTIGOS

CALL FOR PAPERS
http://www.revistam-unirio.com.br/

A "Revista M. Estudos sobre a morte, os mortos e o morrer" está com chamada aberta para os seus dois próximos dossiês:

DOSSIÊ Nº 4:
Vol. 2: nº 4, jul.-dez., 2017 
Tema: AS CELEBRAÇÕES DA MORTE NA ANTIGUIDADE
Este dossiê tem como objetivo compreender as representações da morte e suas relações com as celebrações da morte nas narrativas literárias, filosóficas e históricas, em diálogo com os vestígios materiais, investigando o impacto da morte nas sociedades da Antiguidade. 
ORGANIZAÇÃO: Pedro Paulo A. Funari (Unicamp), Luciane Munhoz de Omena (UFG) e Darío N. Sánchez Vendramini (Universidades Nacionais de Córdoba e de La Rioja). PRAZO PARA ENVIO DE ARTIGOS: 30 de maio de 2017. Ver chamada completa em: http://www.revistam-unirio.com.br/chamadas/chamada-para-o-dossie-4/

DOSSIÊ Nº 5:
Vol. 3: nº 1, jan.-jun., 2018
Tema: MORTE, REGIMES POLÍTICOS E VIOLÊNCIA
O objetivo deste dossiê é reunir artigos provenientes das ciências sociais e humanas que analisem as relações entre morte, regimes políticos e violência em diferentes países do mundo, a partir de diversificados enfoques teóricos, metodológicos e/ou conceituais. A perspectiva de análise compreende os regimes políticos de exceção, as democracias formais, os processos de constituição de estados nacionais em curso no século XIX ou seus desmembramentos nos séculos XX ou XXI. 
ORGANIZAÇÃO: Sandra GAYOL (Universidad Nacional de General Sarmiento -UNGS), Gabriel KESSLER (Universidad Nacional de La Plata). PRAZO PARA ENVIO DE ARTIGOS: 30 de dezembro de 2017. Ver chamada completa em: http://www.revistam-unirio.com.br/chamadas/chamada-para-o-dossie-no-5-morte-regimes-politicos-e-violencia/

CONFIRA AS NORMAS DE PUBLICAÇÃO EMhttp://www.revistam-unirio.com.br/normas-de-publicacao/
VERIFIQUE AS DIRETRIZES PARA AUTORES EMhttp://www.revistam-unirio.com.br/diretrizes/

Cordialmente,

Claudia Rodrigues. Editora-chefe

REVISTA M. Estudos sobre a Morte, os Mortos e o Morrer

 

Concurso docente - Mundo Contemporâneo - informações sobre a prova escrita

O Departamento de História da UNIRIO informa aos candidatos do Concurso de História do Mundo Contemporâneo do Edital nº 70/2016 que a Instalação da Comissão Examinadora do Concurso Público para Professor Adjunto/DE (História do Mundo Contemporâneo) será no dia 13 de março de 2017, às 08.00 h, na sala 212 do prédio do CCH (Centro de Ciências Humanas e Sociais), sito à Av. Pasteur 458 – Urca.

Integram a Comissão os professores doutores, como Membros Efetivos Internos: Prof. Dr. Daniel Wanderson Ferreira (Presidente – UNIRIO); Profª. Drª. Lúcia Grinberg (UNIRIO); Profª. Drª. Maria da Conceição Francisca Pires (UNIRIO). Membros Efetivos Externos: Profª. Drª. Sílvia Adriana Barbosa Correia (UFRJ); Prof. Dr. Luiz Edmundo de Souza Soares (UFRRJ). Membros Suplentes Internos: Prof. Dr. Pedro Spinola Pereira Caldas (UNIRIO); Prof. Dr. Paulo Cavalcante de Oliveira Junior (UNIRIO). Membro Suplente Externo: Profª. Drª. Renata Torres Schittino (UFF).

A Prova Escrita realizar-se- á às 09.00 h. do dia 13 de março de 2017, na sala 212 do prédio do CCH (Centro de Ciências Humanas e Sociais), sito à Av. Pasteur 458 – Urca. Informamos, igualmente, que a Prova Escrita terá duração de 04 (quatro) horas, sendo permitido na 1ª (primeira) hora consulta a material próprio do candidato.

Profa. Dra. Maria Isabel de Siqueira

Chefe do Departamento de História da UNIRIO

Prováveis formandos 2016.2

Os seguintes alunos são prováveis formandos 2016.2. Caso você seja formando e não esteja na lista, entre em contato com a secretaria do curso. Todos os formandos devem verificar se têm pendências de documentação para a formatura.

Ana Luiza Carneiro Garcia de Freitas
Anderson Rodrigues Silva
Bruno Dias Santarem
Caio Borges Lopes
Christiane Kumakola Braga
Daniel Nogueira Gimenez
Fernanda Augusta Pegoraro Fernandes Pereira
Fernando Jorge Coelho da Motta
Hanna Giacometti Halm
Iugh Andrade Mattar
Juliana de Lima Souza
Júlia Moutinho da Costa Montanheiro
Karina Fernandes Merlo
Lucas Vinicius da Silva Nascimento
Luísa da Cunha Modesto
Marcella Pereira da Silva
Marcus Vinícius Perrota Barcellos Guimarães
Paula Castellano Marques da Cruz Anunciação
Rosana Cristina Rodrigues da Silva
Thatiana Milesi Veronez
Bárbara Lopes Buarque
Guacira da Costa Silva
Janice Correa Justo
Bernardo Smith Barros Reis Carvalho
Bruna Domingos Pereira
João Henrique de Souza Muniz Vieira Soeiro
Raquel Polydoro de Oliveira

 

Concurso docente - História/Mundo Contemporâneo

Estão abertas as inscrições para concurso público docente no Departamento de História, área de Mundo Contemporâneo (01 vaga). O Edital e o Programa podem ser consultados na página da PROGEPE.

Grade horária 2017.1 - graduação`

Já está disponível a grade horária das disciplinas oferecidos no curso de História para o semestre 2017.1.

Local da Prova de Língua Estrangeira do Processo Seletivo de Doutorado 2017

A prova de línguas estrangeiras do Processo Seletivo de Doutorado do PPGH 2017 será realizada às 09:00 na sala 212 do Prédio do Centro de Ciências Humanas, localizado na Av. Pasteur, 458. 

O prédio do Centro de Ciências Humanas fica em frente ao prédio onde estão sendo realizadas as provas orais.

 

 

Menu de Navegação