Você está aqui: Página Inicial / Notícias

Quando 02/12/2021
das 09h00 até 17h00
Informações no Instagram da LAEM: @uniriolaem
A Jornada de Estudos Medievais é um evento ocorrido anualmente com o intuito de divulgar as pesquisas realizadas e/ou em andamento no LEM/UNIRIO. O evento ocorrerá no dia 02 de dezembro das 09:00 às 17:00 e encontra-se na sua décima primeira edição.

Mais informações sobre esse evento…

Conferência - Os mortos entre aparições, assombrações e certas danações

Quando 11/11/2021
das 18h00 até 20h00
Onde Canal da Escola de História da Unirio no YouTube
iCal

Conferência: "Os mortos entre aparições, assombrações e certas danações", com Joaquim dos Santos (Universidade Regional do Cariri - pós-doutorando UNIRIO) e mediação de Claudia Rodrigues (UNIRIO).

Uma atividade do grupo “Imagens da Morte” para a próxima quinta-feira, 11/11, às 18:00, no Canal YouTube da Escola de História da UNIRIO.

III JORNADA DE ESTUDOS AMERICANOS

Quando 24/11/2021 a 14h15 a
25/11/2021 a 19h15
Onde Canal da Escola de História no YouTube

III JORNADA DE ESTUDOS AMERICANOS - 24 e 25 de novembro
no Canal do YouTube da Escola de História UNIRIO.

14:15-14:30 - Abertura
Vanderlei Vazelesk e Maria Isabel de Siqueira (UNIRIO)

14:30-15:00 - História agrária em perspectiva
Maria Verônica Secreto (UFF)

18:00-19:30 - Movimento de mulheres camponesas na América Latina: Margaridas em luta

Alicia Muñoz (Asociación Nacional de Mujeres Rurales e Indígenas)
Lucineia Pereira (MST)
Camila Guedes (CONTAG)

14:00-15:30 - Amazônia em tela
César Augusto de Souza Martins (UFPA)
Adrian Lerner (Universidade de Berlim)
Wânia Alexandrino (UFPA)

18:00-19:00 - Perspectivas políticas na América Latina recente
Fábio Luís Barbosa dos Santos (UNIFESP)

19:00-19:15 - Encerramento
Claudia Beltrão (UNIRIO)

Confere-se certificado.
INSCRIÇÕES: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSczkY8Eftl_IR0h_2toW-_sCcroymmKXHZkUaZb9yJUaocHfw/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0

NOTA DE PESAR DA ESCOLA DE HISTÓRIA/PPGH - UNIRIO

É com enorme tristeza e pesar que comunicamos o falecimento do nosso querido amigo e colega Ricardo Henrique Salles.

Ricardo teve uma trajetória tão incomum quanto brilhante. Entrou na vida acadêmica após participar intensamente da resistência contra a ditadura militar nos anos 1970 e 1980.

Ao ingressar na pós-graduação em História na UFF, já havia publicado dois livros autorais que marcaram a historiografia brasileira: Guerra do Paraguai: escravidão e cidadania na formação do Exército (1990) e Nostalgia Imperial: a formação da identidade nacional no Brasil do Segundo Reinado (1996).

Ricardo ainda publicou três livros autorais: Joaquim Nabuco: um pensador do Império (2002), produto de sua tese de doutorado; Guerra do Paraguai: memórias & imagens (2003) e O Vale era o escravo. Vassouras, século XIX. Senhores e escravos no coração do Império (2006).

Desde então, vinha se dedicando a estudar e a discutir o conceito de Segunda Escravidão no Brasil. Agregador e generoso, Ricardo construiu parcerias sólidas ao longo de sua trajetória intelectual. Organizou seminários e coletâneas, liderou os grupos de pesquisa “Gramsci e a Modernidade” e “O Império do Brasil e a segunda escravidão” e orientou inúmeros alunos na graduação e na pós-graduação.

Professor do Departamento de História da UNIRIO desde 2002, Ricardo participou intensamente da estruturação da Escola de História e da consolidação de nosso Programa de Pós-Graduação. Nossa instituição perde um professor dedicado, um colega extraordinário, bem-humorado e sempre disposto a enfrentar as discussões coletivas com delicadeza, grandeza e galhardia. Nós perdemos um amigo muito querido. O Brasil perde um intelectual antenado com as grandes questões do seu tempo.

Ricardo Henrique Salles já está fazendo muita falta!