Você está aqui: Página Inicial / Graduação / Seminário de Pesquisa em Ensino de História

Seminário de Pesquisa em Ensino de História

Obrigatória para a Licenciatura - 7º período (ideal) - 5 créditos - CH: 135h/a

Seminário de cunho prático, versando sobre aspectos fundamentais da prática de ensino de História. Subdividido em três linhas (Representações do Ensino da História, Imagens e Símbolos da História do Brasil nos mass media e as Políticas Educacionais e Saber do Fazer: Currículos, Programas e Manuais).

• Representações do Ensino de História – Reflexão sobre as representações e linguagens mais usadas na produção do conhecimento histórico no ensino fundamental e médio. Enfoque no uso de fotografias, desenhos, crônicas, livros didáticos como representações do real, materiais didáticos disponíveis (filmes, vídeos educativos, documentos, contos, livros paradidáticos, etc.), analisando e compreendendo as especificidades de cada um deles.

• Imagens e Símbolos da História do Brasil nos mass media e as Políticas Educacionais – As veiculações nos mass media de programas educacionais (apresentados formalmente ou não), elaborados por intelectuais e técnicos do (s) governo (s) e suas formas de abordagem; os projetos político-pedagógicos no Brasil no século XX e a imagem de Brasil que transmitem à população.

• Saber do Fazer: Currículos, Programas e Manuais – seminário articulado em torno do tema “currículo”, com a análise dos currículos oficiais da disciplina. Os programas da disciplina e os manuais escolares, que atestam as idéias que orientam a construção de uma história nacional, que envolvem uma complexa dinâmica cujo locus privilegiado é a escola, no projeto pedagógico proposto, na concepção de educação, de Estado, de sociedade, etc., dividido em:

1. concepções de currículo e de História,
  2. caracterização do currículo e do ensino de História, analisando as implicações desta prática e
  3. as alternativas e encaminhamentos propostos pelos debates atuais.