Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Colloquium: Cicero and Roman Religion/Colóquio: Cicero e a Religião Romana

Colloquium: Cicero and Roman Religion/Colóquio: Cicero e a Religião Romana

Quando 10/06/2017 a 13h30 a
12/06/2017 a 14h00
Onde Auditório da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

English/Portuguese versions

We are pleased to announce the Colloquium Cicero and Roman Religion, held by Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brazil, and Newcastle University, UK, with the support of the British Academy (Newton Advanced International Fellowship programme).

The Colloquium will take place at the Auditorium of the Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), Rua Dom Manuel, 25, 1º andar, Centro – Rio de Janeiro (http://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/aescola/localizacao.html). All welcome!

Temos o gosto de anunciar o Colóquio Cícero e a Religião Romana, promovido pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e a Newcastle University, sob o patrocínio da British Academy (Newton Advanced International Fellowship programme).

O Colóquio será realizado no Auditório da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), Rua Dom Manuel, 25, 1º andar, Centro – Rio de Janeiro (http://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/aescola/localizacao.html). Todas(os) serão bem-vindas(os)!

Program/Programação:

July 10th

13:30 h – Welcome & Opening – Recepção & Abertura - Chair: Claudia Beltrão (UNIRIO) and Federico Santangelo (Newcastle University

14:00 h – 14:50 h – Valentina Arena (University College London):   "Cicero and the Power of Religious Knowledge"/"Cícero e o Poder do Conhecimento Religioso".

14:50 – 15:00 h – Coffee break

15:00 – 15:50 h – Federico Santangelo (Newcastle University): "Cicero on Divine and Human Foresight” / "Cicero sobre a Previsão Divina e Humana"

15:50 – 16:40 – Claudia Beltrão (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro): "The God and the Consul in Cicero's Third Catilinarian" /"O Deus e o Consul na 3ª Catilinária de Cícero".

July 11th

9:45 h  Welcome

10:00 – 10:50 h – María Emilia Cairo (Universidad Nacional de La Plata): "Una lectura de De haruspicum responso de Ciceron: algunas reflexiones en torno a la identidad romana"/ "Uma leitura do De haruspicum responso de Cícero: algumas reflexões acerca da identidade romana".

10:50 – 11:00 h – Alexandre Carneiro C. Lima (Universidade Federal Fluminense) and Patricia V. von Benkö Horvat (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro):  "Statues of Diana/Artemis in Cicero (De signis – Verr. 2.72-83) and Pausanias (Hellados periegesis II. 2.3)"/ "Estátuas de Diana/Artemis em Cícero (De signis – Verr. 2.72-83) e Pausânias (Hellados periegesis II.2.3)".

11:00 – 11:10 h  Coffee break

11:10 – 12:00 h – Maria Eichler (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro): "Epicurean pietas and Political Action in Lucretius and Cicero"/ "Pietas Epicurista e Ação Política em Lucrécio e Cícero".

12:00 – 14:00 h – Lunch Time

14:00 – 14:50 h – Carlos Gustavo Direito (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro/Pontifícia Universidade Católica): "Parricide in the Roman Republic: the case of Sextus Roscius"/"Parricídio na República Romana: o caso de Sextio Róscio".

14:50 – 15:40 h – Deivid Valerio Gaia (Universidade Federal do Rio de Janeiro):"Cicero in Cyprus: Public Powers and Conflict Resolution"/"Cicero em Chipre: Poderes Públicos e Resolução de Conflitos".

15:40 – 15:50 h – Coffee break

15:50 – 16:40 h – Erica Christyane Silva (Universidade Federal do Espírito Santo): "A Population of Divine and Sacred Statues in Late Antiquity"/"Uma População de Estátuas Divinas e Sagradas na Antiguidade Tardia".

July 12t

9:45 h – Welcome

10:00 – 10:50 h – Katherine East (Newcastle University): "Editing Ciceronian Religion in the Enlightenment"/"Editando a Religião de Cícero no Iluminismo".

10:50 – 11: 20 h – Greg Woolf (ICS – University of London): "The Politics of Syncretism in Classical Antiquity"/"A Política do Sincretismo na Antiguidade Clássica".

12:00 – Closing remarks: Claudia Beltrão (UNIRIO) and Federico Santangelo (Newcastle University).

Menu de Navegação