Você está aqui: Página Inicial

Departamento de Arquivologia

Endereço: Av Pasteur, 458, CCH, Sala 411

Urca - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 22290-240

Telefone: 21- 2542-1053

E-mail: depa@unirio.br

Horário de funcionamento: 14:00 às 22:00

ÁREA DE ARQUIVOLOGIA NA UNIRIO

ORGANOGRAMA3

O Departamento de Arquivologia – DEPA é uma unidade na estrutura da UNIRIO para efeitos de organização didático-acadêmica dos professores de Arquivologia. O Departamento compreende disciplinas afins e congrega os docentes com objetivos comuns de ensino, pesquisa e extensão nessa área de conhecimento, sendo responsável pelo planejamento, distribuição e execução das suas tarefas. Suas competências são:

  • aprovar os planos de ensino das suas disciplinas;
  • distribuir os professores pelas áreas de especialização e disciplinas;
  • apreciar os planos de trabalho dos professores para cada período letivo;
  • propor ao Decano a realização de curso ou a contratação de docentes;
  • aprovar e executar programas de ensino, pesquisa e extensão;
  • propor o regime de trabalho dos professores,  conforme sua necessidade;
  • elaborar ou modificar os programas das disciplinas ministradas pelo Departamento;
  • selecionar e indicar candidatos à monitoria.

 

O DEPA tem como órgão deliberativo o Colegiado constituído pelos seus professores, e um representante estudantil, com competências sobre a aprovação dos  planos de trabalho do Departamento;  os pedidos de afastamento de docentes;  o desenvolvimento da extensão e da pesquisa e a sua articulação com o ensino;  as propostas de contratação de professores; e,  os professores para integrarem Comissões Examinadoras de concurso para o magistério.

 

A parceria especial do DEPA é com a graduação em Arquivologia, uma vez que oferece todos os componentes curriculares obrigatórios desse curso, e seus professores ministram parcela significativa das disciplinas optativas. A partir de 2012, com a implantação do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos, os esforços do grupo se dirigem também para a participação nesta iniciativa de mestrado na área de Arquivologia no Brasil.

 

O DEPA tem sua origem na reestruturação do Centro de Ciências Humanas – CCH, instituída pela Resolução nº 478 de 13 de março de 1986, envolvendo a constituição de 06 (seis) departamentos: de Estudos e Processos Arquivísticos;  de Estudos e Processos Biblioteconômicos;  de Estudos e Processos Museológicos; de Estudos e Processos Técnico-Documentais;  de Filosofia e Ciências Sociais; e, de História. Essa proposta foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Trabalho constituído pelo Decano naquela ocasião, professor Arno Wehling, com a participação das professoras Liana Rubi Tereza Castaños de Ocampo, Violeta Cheniaux, Maria José Mesquita Cavalleiro de Macedo Wehling, Vera Lucia Sucupira de Almeida, Lea Potascheff e Tania Jatobá de Mattos Menezes, considerando critérios de “proximidade cognitiva das disciplinas e carga horária departamental”.

Em 2017 o Departamento teve sua nomenclatura alterada de Departamento de Estudos e Processos Arquivísticos para Departamento de Arquivologia.