Você está aqui: Página Inicial / Estrutura acadêmica / Área de Concentração

Área de Concentração

Logo_PPGAN_2019_Vertical.png

Alimentos e Nutrição

A área de concentração “Alimentos e Nutrição’ pertence à área 25 da CAPES: Ciência de Alimentos. De acordo com o documento de área mais recente, de 2019, a Ciência de Alimentos se relaciona diretamente com 12 diferentes áreas do conhecimento (Figura abaixo). Assim, a área de ‘Alimentos e Nutrição’ representa a seção da Ciência de Alimentos que se relaciona e apresenta interdisciplinaridade com as Ciências da Nutrição e da Saúde. O mesmo documento de área (pág. 6) informa que os programas de pós-graduação em Alimentos e Nutrição devem mostrar, como “ponto forte”, a relação entre Ciência de Alimentos e Saúde.

ESTRUTURA IMAGEM

Figura. Algumas áreas do conhecimento que apresentam correlação ou interdisciplinaridade com a área Ciência de Alimentos. Modificado a partir de ‘documento de Área (área 25), 2019, [Fig. 7, pág. 9]’.

 

            O PPGAN-UNIRIO tem como objetivo principal a geração de conhecimento inédito e a formação de recursos humanos com alta capacidade técnica, envolvendo a interdisciplinaridade entre a Química, Bioquímica, Biotecnologia, Microbiologia e Tecnologia de alimentos e os efeitos dos alimentos na saúde e no bem-estar do consumidor. Em consequência, são temas recorrentes da pesquisa desenvolvida nessa área de conhecimento: nutrientes e compostos bioativos em alimentos, suas transformações ao longo do processo produtivo, assim como sua biodisponibilidade e comportamento ao longo do processo digestivo. Mas também os efeitos da presença de nutrientes e compostos bioativos nos aspectos tecnológicos e sensoriais dos alimentos e o desenvolvimento e a aplicação de técnicas de análise e avaliação da presença e influências desses compostos nos alimentos. Por fim, mas não menos importante, é objetivo da área de concentração em “Alimentos e Nutrição” explorar as fronteiras do conhecimento e descobrir novas fontes de nutrientes e de compostos bioativos, avaliando e comprovando sua função e bioatividade, para aplicação em alimentos e em áreas afins (cosméticos e nutracêuticos), além de estabelecer um compromisso com a sustentabilidade e promoção da economia circular como bases para a segurança alimentar e nutricional.